Capacitação no Orienta Plansan, do MDS, pode ser feita até 31 de outubro

19/09/2017 - 04:09

Até o dia 31 de outubro, gestores; técnicos estaduais, distritais e municipais; além de conselheiros da sociedade civil; estudantes; pesquisadores e demais interessados podem participar do curso virtual Orienta Plansan e receber orientações sobre como elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

O plano de SAN é o principal instrumento de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional, pois prevê as diferentes ações de governo na proteção e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. Sua construção é pactuada quando um estado ou município confirma adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O Orienta Plansan é um treinamento na modalidade EaD. Está dividido em 3 módulos, tem duração total de 30 horas e os participantes terão apoio de equipe técnica para esclarecer dúvidas. O curso é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan) em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Para participar, basta o interessado realizar cadastro no site www.mds.gov.br/ead, fazer a inscrição no curso e seguir as aulas de acordo com sua disponibilidade.

O CURSO

O primeiro módulo do Orienta Plansan traz a conceituação histórica do Sisan, trata de sua estrutura e dos procedimentos para a adesão ao Sistema.

O módulo 2 aborda o processo de elaboração e papel estratégico das instâncias de governo (por meio das Câmaras de Segurança Alimentar) e da sociedade civil (por meio dos Conselhos de Segurança Alimentar) no processo de construção dos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional, e discute o seu papel na Política de SAN.

O último módulo versa sobre a metodologia e traz o passo a passo de como elaborar um Plano de SAN: diretrizes, desafios, temas, programas e monitoramento. A certificação do curso é gratuita e será concedida àqueles que obtiverem 60% ou mais de aproveitamento na avaliação final.

Resumo do conteúdo do curso Orienta Plansan:

  • O Histórico da Construção do Sisan;
  • O Sisan;
  • A adesão de estados, Distrito Federal e municípios ao Sisan;
  • O Plansan e a Política Nacional de San (PNSAN);
  • O processo de elaboração do Plansan 2012/2015;
  • O papel estratégico da Caisan Nacional e do Consea no processo de construção do Plansan;
  • As etapas de elaboração do Plano de SAN;
  • Os temas, os grandes desafios, as diretrizes vinculadas e os programas do PLANSAN; e
  • A estrutura e forma do Plano de SAN.

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!