BRASPEN atualiza diretriz de terapia nutricional no paciente com doença renal

21/07/2021 - 04:07

A Diretriz de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, previamente publicada em 2011, foi atualizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN). A atualização foi recentemente publicada no BRASPEN Journal (Volume 36 – Número 02 – Suplemento 02 – Diretrizes 2021).

Preparada por um grupo de especialistas de diferentes áreas, envolvendo a BRASPEN, a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o objetivo é fornecer recomendações baseadas em evidências sobre o cuidado nutricional de pacientes com doença renal aguda e crônica. A atualização de recomendações foi guiada por diretrizes internacionais e nacionais, além de estudos atuais de relevância científica.

O material foi elaborado para apresentar respostas a questões específicas, como dúvidas sobre suplementação recomendada de micronutriente e manejo de eletrólitos em pacientes com IRA, instrumentos de diagnóstico de desnutrição específicos para pacientes com doença renal, proteínas e vegetais na dieta de pacientes com DRC, entre outras.

Cada resposta resultou em nível de evidência, utilizando o sistema Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) para uniformizar as recomendações. Nesse sistema, a avaliação da qualidade da evidência é realizada para cada desfecho analisado, com a utilização de conjunto disponível de evidência. A qualidade da evidência é classificada em quatro níveis: alto, moderado, baixo e muito baixo.

Clique aqui e confira o documento completo.

FONTE: ASBRAN

IMAGEM: CFN

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!