BAHIA E SERGIPE: Ações do Banquetaço 2023 comemoram a volta do Consea

28/02/2023 - 03:02

Nesta segunda-feira (27), o movimento Banquetaço 2023 reuniu movimentos sociais em cidades espalhadas pelo Brasil para comemorar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto em 2019. A ação, que conta com banquete público e debate com a população, tem o intuito de fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. 

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) – Bahia e Sergipe esteve presente no Banquetaço em Salvador e apoiou a realização do evento. Estiveram presentes na ação as nutricionistas Iane Freitas, Lilian Miranda, Telmara Benevides e Michele Oliveira, conselheiras no órgão. Além da nutricionista Indira Ramos, assessora técnica do Conselho e a estudante de Nutrição Lara Batista, estagiária da assessoria técnica.  

BANQUETAÇO EM SALVADOR (BA)

Na capital baiana, foi servida uma feijoada para cerca de 400 pessoas que passaram pela escadaria que fica entre o Cine Glauber Rocha e a Ocupação Carlos Marighella, no Centro de Salvador. Além da comida, teve conversa no sofá, com debates sobre Segurança Alimentar e Nutricional e apresentações culturais com artistas da cidade. 

A nutricionista Virgínia Machado, professora da Escola de Nutrição na UFBA e integrante do Coletivo Banquetaço, destaca a importância do Consea no combate à fome. “Importantes programas que a gente vê no combate à fome foram criados no contexto do Consea, a partir de sugestões da sociedade civil, então é importante que a gente consiga fazer existir essa Nutrição implicada socialmente, uma política pública que realmente atenda as necessidades da população e que não termine em meras tecnocracias e burocracias”, destacou Virgínia.

BANQUETAÇO EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

Para celebrar o retorno do Consea, as universidades locais, segmentos da sociedade civil e movimentos sociais de Vitória da Conquista/BA, realizaram uma ação das 8 às 11h, na Praça Nove de Novembro, no centro da cidade. O movimento foi realizado com cartazes e protestos em defesa da segurança alimentar e das pessoas que produzem alimentação, principalmente do campo.

“Foi servido um delicioso café da manhã regado a música, poesia e muita informação a população sobre a importância do direito a comida de verdade diariamente no prato de todxs os brasileiros”, falou a nutricionista Vivian Carla Honorato, professora de Nutrição na UFBA, campus de Vitória da Conquista, que teve participação ativa na organização da ação. 

BANQUETAÇO EM ARACAJU (SE)

Na capital de Sergipe, a ação foi comemorada junto com os moradores da Ocupação do Centro Administrativo, com a distribuição de feijoada preparada por nutricionistas do Coletivo Nutris Contra a Fome, para saudar com comida boa e segura o retorno do Consea.

Segundo a nutricionista Márcia Cândido, integrante do Coletivo Nutris contra a fome,  a ação deste ano teve um sabor especial de comemoração. “O Banquetaço de 2023 tem como significado a comemoração do retorno da Política Nacional de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, para que novos avanços nesses campos sejam alcançados em prol da saída do Brasil do mapa da fome e da presença na mesa dos brasileiros de alimentos saudáveis e seguros. Todo nutricionista deste país tem como dever a defesa da restauração dessa política e o engajamento em ações que a tornem efetiva na vida da população por nós assistida, nos mais diversos campos de atuação“, comentou a nutricionista. 

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!