Ato na Alba homenageia os nutricionistas de todo o estado

26/08/2016 - 02:08

Ontem à tarde, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os nutricionistas de todo o estado foram homenageados com um ato público promovido pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). O evento contou com a presença do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), de representantes da Universidade do Estado Bahia (Uneb), do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea), do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), da APLB-Sindicato, nutricionistas, professores e estudantes de Nutrição.

Na fala da presidente do CRN-5, foi ressaltado o avanço da atual gestão no diálogo com as instâncias legislativas dos  estados e municípios da Bahia e Sergipe, no sentido de sensibilizar os parlamentares sobre a importância de valorizar o nutricionista, a Nutrição e pela aprovação de leis que não somente beneficiem a categoria, mas principalmente a sociedade. “Estamos aqui, na Alba, celebrando o o Dia do Nutricionista, mas também pedindo apoio para que leis sejam aprovadas em benefício da profissão e da sociedade. Essa é a nossa missão. De valorizar a profissão e os nutricionistas para que a população seja cada vez melhor assistida pelos nossos serviços”, declarou.

“Hoje temos apenas dois nutricionistas lotados na Secretaria de Educação para coordenar a alimentação escolar nos 417 município do Estado da Bahia. Isso é inadmissível quando vemos que em muitas cidades as crianças recebem pipoca e suco de caixa na merenda. Isso não é merenda. Isso não é alimentação. Por isso, pedimos que o senhor encampe essa luta conosco pela contratação de mais profissionais para o setor, pois essas crianças precisam ser alimentadas de maneira correta nas escolas”, ratificou Rita Frumento, durante seu pronunciamento.

Para Marcelino Galo, esse foi mais um importante ato dos nutricionistas, ressaltando que o seu mandato está de portas abertas para os pleitos da categoria, inclusive pela luta por mais profissionais na alimentação escolar. “Não tenho dúvidas de que essa demanda dos nutricionistas é justa e só beneficia a sociedade. Nós estaremos na luta com vocês, com essa parceria. Nossa campanha pela agroecologia também é coletiva e tem tudo a ver com a profissão e sei que os nutricionistas estarão conosco nessa caminhada”, afirmou o deputado.

O parlamentar é autor do projeto de lei 21.916/2016, para regular a comercialização e o uso de agrotóxicos no território baiano. Em uma breve palestra, ele demonstrou preocupação com os números alarmantes da produção de agrotóxicos no Brasil, alguns inclusive já eliminados por outros países. “É um verdadeiro descalabro o que está acontecendo com os alimentos no Brasil. É preciso controle e monitoramento para os agrotóxicos. Alguns já foram banidos inclusive, nos seus países de origem,” disse o parlamentar.

Representação

Além do CRN-5, também estiveram presentes no evento nutricionistas da Uneb, do Consea e do Comae. A nutricionista Taíse Honorato, professora do curso de Nutrição da universidade, representou a instituição na solenidade e falou sobre a importância do ensino humanizado, multidisciplinar e socialmente comprometido na Nutrição, como é na Uneb. “Temos hoje uma grande preocupação na formação de um profissional que entenda as demandas da profissão e da sociedade, com um olhar mais amplo e preparado paras atuar nas diferentes áreas da profissão”, destacou.

Pelo Consea, a nutricionista Zelice Pessoa, que também é conselheira do CRN-5, falou sobre o trabalho realizado pela entidade e a luta pelas garantias estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e serviços de qualidade para a população. “Nosso trabalho tem sido realizado e respeitado. Temos representantes de diversas entidades e os nutricionistas são os profissionais de maior relevância nesse processo. Temos esse reconhecimento e vamos buscar mais avanços em prol da sociedade”, afirmou.

Após as considerações finais, os nutricionistas, parlamentares e estudantes foram convidados a fazer suas inscrições para o Bem Viver 2016, evento que celebra o Dia do Nutricionista em 31 de agosto. Este ano, a solenidade será feita no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, com palestras da nutricionista Albaneide Peixinho, do campeão mundial de bodyboarding Uri Valadão e do jornalista e ciberativista Zeca Peixoto.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!