Anvisa divulga material com orientações sobre Nutrivigilância

6/07/2022 - 10:07

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou, no início do mês, a primeira edição do ‘Perguntas e Respostas sobre Nutrivigilância – Segurança no Consumo de Alimentos’. O documento é um instrumento de esclarecimento, não regulatório e de caráter não vinculante. Visa solucionar dúvidas sobre os procedimentos da Nutrivigilância no Brasil. 

O objetivo é  auxiliar os órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), serviços de nutrição e dietética, hospitais, farmácias e drogarias que dispensam alimentos especiais, setor regulado de alimentos, consumidores e os interessados no tema.

A publicação apresenta orientações sobre a notificação de eventos adversos associados ao consumo de alimentos industrializados; o tratamento de notificações recebidas pela Anvisa; ações que as empresas responsáveis pelos alimentos devem realizar; regulamentação sobre o tema e outros tópicos.

O QUE É NUTRIVIGILÂNCIA?

De acordo com informações no portal da Anvisa, a Nutrivigilância “trata da vigilância de eventos adversos decorrentes do consumo de alimentos industrializados e do monitoramento da segurança destes alimentos. O objetivo da Nutrivigilância é contribuir para a melhoria da qualidade e da segurança de alimentos industrializados por meio da identificação rápida de potenciais eventos adversos relacionados ao consumo destes alimentos”.

FONTE: CFN 

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!