ÚLTIMAS >


Anvisa abre edital sobre contaminantes em alimentos

23 de abril de 2019, Comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o edital de chamada nº 03 para coletar dados a fim de auxiliar na definição e atualização de limites máximos de contaminantes alimentares. As informações coletadas serão relevantes para a construção de padrões mais adequados ao contexto brasileiro.

Podem participar da consulta órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instituições de ensino e pesquisa, setor produtivo de alimentos ou quaisquer outras instituições ou profissionais que detenham informações sobre a ocorrência de contaminantes em alimentos comercializados no país.   

PERIGO

Os contaminantes são substâncias potencialmente tóxicas à saúde humana, de natureza inorgânica ou orgânica. Essas substâncias podem estar presentes em diversas fontes alimentares como resultado da produção, da fabricação, do processamento, da preparação, do tratamento, da embalagem, do transporte ou do armazenamento de alimentos ou ainda serem fruto da contaminação ambiental.  

Contaminantes alimentares podem trazer prejuízos à saúde dos consumidores, dependendo da toxicidade da substância, da quantidade ingerida e das características do indivíduo, como o peso corporal. Uma forma de controlar esses riscos é por meio do estabelecimento de limites máximos tolerados de contaminantes em alimentos. Para isso, é preciso conhecer o nível em que eles ocorrem.  

O prazo para envio das contribuições encerra em 31 de janeiro de 2020. Para participar da consulta acesse Chamada 3.

Fonte: Anvisa