Agroecologia: CRN-5 recebe visita de Marcelino Galo para apoio a lei de fomento aos alimentos orgânicos

26/07/2016 - 03:07

Na última semana o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), representado pelos diretores Rita de Cássia Ferreira Frumento (presidente) e Emerson Ornelas Palmeira (secretário), recebeu a visita do deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor do projeto de lei estadual 21.916/2016, que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO).

O projeto prevê efetivar ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, orientando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações das cidades e do campo, pela oferta e consumo de alimentos saudáveis, com preços justos e acessíveis a todos, e do uso sustentável dos recursos naturais. O texto está disponível para consulta e assinaturas para uma petição online no link https://goo.gl/dXg8q2.

Para a presidente do CRN-5, o encontro foi importante. “Tivemos a oportunidade conhecer o projeto do deputado e, de nossa parte, daremos total apoio. O projeto é bom e está na ordem do dia da Nutrição do Brasil, que preza pela alimentação saudável e sustentável, com alimentos livres de agrotóxicos e pesticidas. Por isso, pedimos à categoria para acessar o link da campanha, apoiar e votar. Somos formadores de opinião e os maiores conhecedores de alimentação. Por isso, precisamos apoiar iniciativas como esta”, disse a nutricionista Rita Frumento.

Para o parlamentar, a conversa foi bastante bastante produtiva. “O apoio dos nutricionistas à agroecologia e a produção orgânica na Bahia é fundamental para que tenhamos mais alimentos saudáveis na mesa dos baianos”, afirmou Galo. Ele ainda colocou o mandato à disposição do Conselho para discutir as pautas em prol dos nutricionistas.

O conselheiro Emerson Palmeira, inclusive, alertou sobre a necessidade de contratação de mais nutricionistas para integrar o quadro do Programa de Alimentação Escolar na Bahia, além de ressaltar a importância da presença do profissional como responsável técnico nos restaurantes comerciais do estado.

Homenagem

Na reunião, durante a apresentação dos pleitos dos nutricionistas em âmbito estadual, Marcelino Galo se mostrou sensível às questões e confirmou para o dia 25 de agosto um ato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para homenagear os nutricionistas. A solenidade será aberta e realizada no auditório da Alba.

Este será o segundo evento realizado na Alba após uma aproximação da atual gestão do CRN-5 com as casas legislativas. No ano passado, o deputado Fabrício Falcão (PCdoB) promoveu uma sessão especial na casa, transmitida ao vivo pela TV Assembleia para todo o Estado da Bahia.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!