Ações e informações sobre a IMUNIZAÇÃO contra COVID-19

12/04/2021 - 03:04

DOCUMENTOS DIVULGADOS SOBRE A IMUNIZAÇÃO:

JANEIRO DE 2021: Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19

FEVEREIRO DE 2021: Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

JANEIRO DE 2021: Plano de vacinação contra a Covid-19 no Estado da Bahia 

JANEIRO DE 2021: Plano de vacinação contra a Covid-19 no Estado de Sergipe

GERÊNCIA SOBRE OS CRITÉRIOS ADOTADOS PARA VACINAÇÃO:

É atribuição exclusiva da autoridade sanitária municipal a definição de critérios para ordenação da vacinação contra a covid-19, com base no Plano Nacional e Estadual de Imunização. Isso inclui a classificação do público considerado prioritário, dos requisitos para inclusão nesse grupo, assim como a definição das datas e locais em que a imunização ocorrerá.

ENVIO DE OFÍCIOS :

O CRN-5 enviou ofícios para as secretarias de saúde dos estados da Bahia e Sergipe, além de municipios dos dois estados, solicitando o cumprimento no Plano Nacional de Imunização para Nutricionistas e TNDs, requerendo a garantia expressa da vacina para todos os profissionais. 

Alguns ofícios foram enviados após o recebimento de denúncias, através do canal criado pelo Conselho para acolher e orientar a categoria. E-mail disponível para os profissionais: comissaoespecial@crn5.org.br 

RETORNOS:

BAHIA/SESAB: Resposta enviada ao CRN-5

ARACAJU/SMS: Resposta enviada ao CRN-5

HISTÓRICO DA VACINAÇÃO EM SALVADOR:

No dia 09 de março,  o secretário municipal de saúde de Salvador, Leo Prates, divulgou nota em suas redes sociais comunicando que após reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), ficou definido o início da vacinação de 08 (oito) categorias de profissionais autônomos, quais sejam, médicos, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros, técnico e auxiliar de saúde bucal, técnico e auxiliar de enfermagem, doulas e cuidadores. Fomos surpreendidos com a não menção dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética (TND), que ficaram excluídos neste comunicado.

De imediato, o CRN-5 divulgou uma nota de repúdio às violações das prerrogativas dos Nutricionistas e TNDs, enquanto profissionais da saúde. Após uma mobilização realizada pelo Conselho e pela categoria, no dia 11 de março, o Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública (COE) – Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) solicitou a relação de profissionais inscritos e ativos, que residem e trabalham em Salvador. A lista solicitada foi encaminhada pelo CRN-5 conforme descrição da solicitação realizada pela secretaria. 

Após o envio desta relação, recebemos diversos questionamentos dos profissionais sobre os critérios de imunização e sobre o período de vacinação. Entramos em contato com o COE e foi informado que o setor está com a relação enviada pelo CRN-5, porém quem estabelece os critérios e período para vacinação é a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia – CIB. Logo, enviamos e-mail e entramos em contato, via telefone, com a CIB para obter esclarecimentos sobre o assunto.  Em resposta ao e-mail enviado, no dia 30 de março, a CIB informou que a solicitação para inclusão dos profissionais na atual fase de vacinação depende da análise da área técnica, para a qual a solicitação foi direcionada.

O Conselho segue acompanhando a situação e realizando contatos com a  CIB para que a situação seja resolvida o mais breve possível. 

Seguiremos unidos trabalhando para garantir os direitos da categoria!

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!