SUDESB articula parceria intersetorial para promoção de saúde, alimentação e atividade

11/12/2025 - 09:12

Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) realizou, nesta terça-feira (10/12), uma reunião estratégica na sede da autarquia para discutir ações integradas nas áreas de saúde, alimentação, nutrição e atividade física. O encontro foi conduzido pelo diretor-geral Vicente Neto e reuniu representantes de órgãos estaduais, federais e de conselhos profissionais.

 

O CRN-5 foi representado pela conselheira Vanessa Cabral, nutricionista integrada a Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SESAB. Também participaram do encontro  Rogério Moura, presidente do CREF13/BA; Fábio Carvalho, da Área Técnica de Alimentação, Nutrição e Atividade Física do INCA; e Ana Cristina Vieira, coordenadora-geral de Saúde no Esporte da SUDESB.

 

Representando a SESAB e o CRN, Vanessa Cabral destacou que “a saúde é um direito constitucional, e a alimentação é um dos determinantes sociais da saúde. Firmamos aqui uma parceria para promoção da saúde de forma ampliada, com os profissionais de nutrição atuando como habilitados para cuidar da saúde e da alimentação da sociedade”.

 

Durante a discussão, Rogério Moura ressaltou que “ao falar de esporte, falamos da área de intervenção dos profissionais de Educação Física e de seu conselho, que representa a categoria na Bahia. Nossa presença é para contribuir e cooperar com mais um projeto em parceria com a SUDESB”.

 

Vicente Neto enfatizou a intenção de estruturar uma iniciativa intersetorial: “Queremos criar uma proposta baseada em ações já consolidadas pelo Ministério da Saúde, seguindo as políticas públicas brasileiras, com a SUDESB atuando ao lado da SESAB, CREF13/BA, CRN5 e INCA”.

 

O INCA, por meio de Fábio Carvalho, reforçou a disponibilidade da instituição ao afirmar que “o INCA agradece a oportunidade e se coloca à disposição para promover saúde por meio de ações esportivas”.

 

A reunião marca o início da construção de um projeto conjunto previsto para avançar em 2026.

Compartilhe:

Veja também

Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com