CRN-5 se mobiliza para ajudar população afetada pelas fortes chuvas na Bahia

11/01/2022 - 03:01

As fortes chuvas que atingiram diversos municípios do Estado da Bahia, causando mortes e deixando pessoas feridas e desalojadas, têm mobilizado instituições e empresas a ajudar a população.

 

 

Com o objetivo de amenizar o sofrimento das pessoas que ficaram desalojadas ou desabrigadas nos últimos dias, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), órgão máximo de representação, fiscalização e consulta do exercício profissional da Nutrição nos estados da Bahia e de Sergipe, realizou a doação de 9 mil litros de água potável para população atingida.

 

 

A doação ocorreu mediante a realização de convênio com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea/Ba), seguindo todas as recomendações legais.

 

 

A promoção do acesso universal à água de qualidade e em quantidade suficiente compõe o conjunto de diretrizes do Plano e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), prevista na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). Neste sentido, ações que incidam sobre o abastecimento público de água potável, manejo sustentável e distribuição da água e saneamento básico apresentam íntima relação com processos de exigibilidade e garantia de direitos como o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA).

 

 

Tendo em consideração os transtornos e a crise causada pelos acontecimentos citados acima, o CRN-5 compreende que as consequências que são trazidas ao direito constitucional à alimentação e nutrição, causarão impactos na vida de todos os envolvidos a curto, médio e longo prazo, sendo assim, é imprescindível que ações emergenciais sejam exercidas para o bem da população diretamente atingida.

 

 

Vale salientar que, além da doação de água potável, o Conselho vem acompanhando desde o início os acontecimentos relacionados às fortes chuvas que atingiram o estado, mobilizando todos os esforços para ajudar as famílias atingidas. Para isso, foram realizadas parcerias com diversas entidades, divulgação dos postos de arrecadação e mobilização de todos os profissionais.

 

 

O CRN-5 reafirma o compromisso social com a categoria e com a sociedade, se colocando à disposição para colaborar com as ações de promoção e garantia dos valores e direitos da população.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!