Anvisa aprova controle de gordura trans em alimentos
18/12/2019 - 07:12
Na última terça-feira (17), a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Dicol/Anvisa) aprovou regras para limitar o uso de gorduras trans industriais em alimentos.
A proposta, aprovada por unanimidade, durante a 31ª Reunião da Diretoria Colegiada (Dicol), prevê a implantação da norma em três fases, iniciando com o estabelecimento de limites de gorduras trans industriais para a indústria e serviços de alimentação e prosseguindo até o banimento do uso de gordura parcialmente hidrogenada até 2023.
A decisão é um importante avanço para proteção da saúde da população, uma vez que o consumo elevado dessas gorduras é nocivo à saúde por favorecer o surgimento de problemas cardiovasculares, como o entupimento de artérias que irrigam o coração, e aumentar o risco de morte por essas doenças.
GORDURA TRANS NÃO
A campanha ‘Pela Saúde do Coração, Gordura Trans não’!, promovida pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) atuou ativamente pela aprovação do controle da gordura trans em alimentos. No dia 20 de setembro, o CRN-5, em parceria com a Asbran e o CFN, promoveu uma oficina sobre a consulta pública da Anvisa para a restrição da gordura trans industrial nos alimentos. Na oportunidade, 40 profissionais nutricionistas tiveram orientações para responder de forma consciente e qualificada a referida consulta.
Saiba mais informações sobre as etapas que serão implementadas pela Anvisa.
