2º Banquetaço Bahia é realizado no Pelourinho

16/10/2019 - 08:10

No Dia Mundial da Alimentação, nutricionistas; estudantes de Nutrição; representantes de movimentos sociais; agricultores; representantes do movimento estudantil e conselheiras do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) se reuniram no Largo do Pelourinho, em Salvador, para o 2º Banquetaço Bahia. O movimento, que teve sua 1º edição em fevereiro deste ano, pede a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), extinto no início do ano.

As atividades foram iniciadas com uma roda de debate formada pelas nutricionistas Amanda Ornelas, presidente do CRN-5, Jainei Cardoso, representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-Ba); Ligia Amparo, professora de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e o representante do Movimento dos Sem Terra/Bahia (MST), José Maria.

Também participaram da abertura do evento Nilsa Bomfim Dias, Vice-priora da venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora Irmandade dos Homens Pretos, e Rita Maria Santos Ventura, Presidenta da Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM).

Os participantes debateram sobre a importância de discutir políticas públicas de alimentação e nutrição no Dia Mundial da Alimentação. Na oportunidade, destacaram a importância da agricultura familiar para a alimentação saudável, e assuntos relacionados ao uso de agrotóxicos no país; sobre a fome e a obesidade, além da importância das atividades desenvolvidas pelo Consea.

Distribuição de alimentos no 2º Banquetaço Bahia

Além do debate, o evento contou com manifestações artísticas e culturais. Para a presidente do CRN-5, a atividade representa a união da categoria na luta pela garantia de acesso à alimentação pela população. “Esse foi mais um momento importante para discutirmos sobre o direito à alimentação adequada e saudável para população. Eu parabenizo a todos os envolvidos no movimento e ressalto a importância do envolvimento da categoria nesses debates”, disse.

Os assuntos que estão sendo abordados no evento envolve todas as pessoas e certamente o que está acontecendo aqui hoje levarei para minha vida profissional. O local escolhido para o evento foi uma ótima ideia, turistas e pessoas que passam pelo Pelourinho se sentem atraídos para o movimento”. Comentou Vitória Câmara, estudante do 9º semestre de Nutrição e integrante do Programa de Educação Tutorial em Nutrição da UFBA. 

Após o debate e as apresentações foi montada uma mesa com alimentos orgânicos enviados por produtores rurais, cooperativas da agricultura familiar da Bahia e por integrantes envolvidos no movimento. Populares, turistas e  moradores do bairro se serviram das iguarias.

Além da presidente Amanda Ornelas,  representaram o CRN-5 as nutricionistas Michele Oliveira e Telmara Benevides, conselheiras do órgão.

Matéria atualizada em 18/10/2019, às 15:40.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!