Os nutricionistas e estudantes de Nutrição do Estado de Sergipe inscritos para o curso de atualização profissional em Nutrição Materno-Infantil devem estar atentos. O evento, confirmado para o próximo sábado (3), no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe, terá o início, pontualmente, às 8h.

Quem já realizou a inscrição está recebendo lembretes, via e-mail, sobre a data e horário do curso, que contará com a participação de seis palestrantes. Para os profissionais que ainda não se inscreveram, orientamos que verifiquem em seus respectivos e-mails o convite do CRN-5 para o preenchimento do formulário e inscrição.

Caso não tenham recebido, o conselho ainda enviará para os profissionais, nesta quinta (1), mais um lote de convites para inscrição. E se ainda assim o profissional não tiver recebido o convite, pedimos que nos envie uma solicitação de participação para o e-mail astec2@crn5.org.br. Desta forma, enviaremos o link para o formulário de inscrição.

Compartilhe:

A informação é da Nações Unidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade infantil atingiu níveis alarmantes em todo o mundo. O relatório da Comissão para Acabar com a Obesidade Infantil mostrou que pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco ano estão acima do peso ou são obesas.

Segundo o documento, o maior aumento de casos foi registrado em países de baixa e média rendas onde o número de crianças obesas mais do que dobrou entre 1990 e 2014, passando de 7,5 milhões para 15,5 milhões.

Ásia e África

Em 2014, por exemplo, 48% das crianças menores de cinco anos e que estavam acima do peso ou obesas, viviam na Ásia e 25% na África. Os números no continente africano quase dobraram desde 1990, de 5,4 milhões para 10,3 milhões.

A comissão fez seis recomendações para combater o problema. O relatório quer que os governos implementem programas que promovam o consumo de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, reduzam o consumo de comidas consideradas pouco saudáveis e de bebidas com alto teor de açúcar.

Os especialistas citam a implementação de impostos sobre as bebidas açucaradas e proibir o marketing de alimentos não saudáveis.

Atividade Física

Além disso, o relatório pede a criação de programas que incentivem atividade física e reduzam o sedentarismo entre crianças e adolescentes. Mais de 80% dos adolescentes não cumprem a recomendação de 60 minutos de atividade física diária.

A OMS quer fortalecer e integrar as ações de prevenção de doenças crônicas com um guia sobre cuidados pré-natal. O objetivo é reduzir o risco de obesidade infantil ao se evitar várias complicações durante a gravidez.

O relatório diz que os governos devem guiar e apoiar dietas saudáveis, atividades físicas na infância e promover hábitos saudáveis.

Ainda na lista de recomendações, a OMS pede a implementação de programas que promovam ambientes escolares saudáveis e que forneçam informações sobre saúde e nutrição.

Controle 

O relatório pede também a criação de serviços familiares para o controle de peso de crianças e adolescentes que são obesos. A Organização Mundial da Saúde identifica ações que devem ser tomadas por outros setores para acabar com a obesidade infantil.

A agência pede a ongs e ao setor privado que adotem medidas para melhorar o meio ambiente e para apoiar a produção de alimentos e bebidas que contribuam para uma dieta saudável.

Fonte: ONU, com informações do Consea

Compartilhe:

Salvador foi a sede da VIII Reunião dos Órgãos da Enen e Conselho Nacional de Entidades de Base de Nutrição (Roneban), que definiu, entre outras pautas, os locais do próximo Encontro Regional de Estudantes de Nutrição (Erenut) e do Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (Enenut).

Segundo lideranças do movimento estudantil de Nutrição, o Erenut Nordeste será realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com previsão de data para a segunda quinzena de abril. Já o Enenut será realizado na Universidade Federal de Tocantins (UFT), com previsão de data para o mês de Julho.

Compartilhe:

Acontece na próxima sexta (25), a partir das 8h, o curso de atualização profissional em Nutrição Clínica, do programa de Formação Profissional do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5). O evento será realizado no auditório da faculdade Estácio – Feira de Santana.

Na oportunidade, os nutricionistas Laila de Freitas dos Santos Barreto e Thomas Thassio R. de Araujo Silva ministrarão módulos sobre Alimentos Sacietógenos e Obesidade e Disbiose nas doenças hepáticas crônicas, respectivamente.

Vagas esgotadas

A procura pelo curso foi intensa e, em poucas horas, as 100 vagas foram esgotadas. A expectativa é, caso atinja um bom quórum no evento de sexta, sejam programados mais eventos deste tipo em Feira de Santana e em outras cidades do interior do Estado.

Para a presidente do CRN-5, o evento é mais uma ação com o objetivo de aproximar a categoria do seu órgão máximo de representação profissional. “Temos a maior vontade de fazer esses eventos e buscar, cada vez mais, aproximar a categoria do Conselho. É um curso importante, ministrado por profissionais de referência e, por isso, a procura foi grande”, registrou, a nutricionista Rita Frumento.

Compartilhe:

Estudantes de Nutrição de todo o Brasil e representantes de centros acadêmicos de Nutrição se reuniram nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, em Salvador, para discutir os rumos do Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição do ano que vem, na VIII Reunião dos Órgãos da Enen e Conselho Nacional de Entidades de Base de Nutrição (Roneban).

Com o tema Desafios e Perspectivas no Caminho do Movimento Estudantil de Nutrição, a reunião reuniu dezenas de estudantes e contou com o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) na divulgação do evento.

Na oportunidade, foi empossada a nova coordenação da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (Enen) para o período 2016-2017.

Roneban

A Roneban foi criado com o objetivo de fomentar a reestruturação do Movimento Estudantil de Nutrição (MEN), elaborar e avaliar as estratégias de atuação da ENEN e do MEN nos ambientes de discussão da academia.

Este ano, a VIII Roneban deu posse às novas coordenações regionais e nacionais da ENEN, contribuindo, no ambiente de discussões, para formar politicamente os integrantes dos Centros e Diretórios Acadêmicos e construir as atividades dos ERENUTs e ENENUT de todo o Brasil.

 

Compartilhe:

O Ministério Público Estadual da Bahia realiza, no próximo dia 22, de 8h às 12h, o Seminário de Combate ao Câncer, alusivo às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, com o objetivo de abordar aspectos da prevenção e do cuidado à saúde de homens e mulheres.

O evento tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (entre 14 e 18 anos); educadores; pedagogos; coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas; sindicatos de classe; servidores da saúde; membros e servidores do Ministério Público.

Conforme previsto na programação, paralelo às exposições no auditório, serão disponibilizados os serviços de orientação, prevenção e cuidados com a saúde; orientação e distribuição de material sobre DSTs; saúde bucal, dentre outros.

Compartilhe:

Foi realizada na tarde de ontem, na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), um encontro de profissionais para discutir o Manual de Planejamento Dietético, que será publicado pelo Ministério da Saúde. Na oportunidade, mais de 20 nutricionistas lotados no serviço público estadual e municipal nos três níveis de atenção participaram de uma oficina coordenada pelo nutricionista Anderson Carvalho, professor da Uneb e vice-presidente do CRN-5.

A iniciativa do CRN-5 teve o objetivo de, mais uma vez, aproximar a categoria de discussões sobre os grandes temas que estão em pauta no universo da profissão. “O objetivo final dessa reunião de hoje é a gente extrair um relatório de síntese da contribuição do CRN-5 e dos profissionais que estiveram aqui e enviar para o Ministério da Saúde em tempo hábil. É um material que se propõe ser um objeto de instrumentalização do trabalho do nutricionista no Sistema Único de Saúde no Brasil inteiro. Estiveram aqui, nessa atividade, profissionais da alimentação escolar, dos centros de referência, das secretaria Estadual e Municipal da Saúde e alguns setores de hospitais privados para participar desse trabalho”, relatou o vice-presidente do CRN-5, Anderson Carvalho.

Essa foi a segunda oficina de revisão do material que a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) encaminhou para o Sistema CFN/CRN e foi a que contou com o maior número de profissionais. “É muito importante compartilhar conhecimentos e experiências com essa equipe competente que está aqui. Todas nós estamos contribuindo com seu conhecimento diário de trabalho e, para nós, da educação, é extremamente importante. A gente está avaliando um dos tópicos, que fala do comportamento alimentar e a habilidade de comunicação. E isso é a nossa vivência nas escolas, nas creches, onde a gente tem a influência do ambiente social, familiar, cultural e de crenças. E assim a gente pode contribuir e melhorar a abordagem do trabalho que a gente faz, a avaliação nutricional, a educação nutricional nas escolas visando contribuir, da melhor forma possível, para facilitar o nosso trabalho e o trabalho dos colegas dessa área”, destacou Higina Batista, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed).

A reunião durou cerca de três horas e as nutricionistas reafirmaram, durante as atividades, que este manual vai complementar o conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014, em sua segunda edição, pelo Ministério da Saúde. A nutricionista Gleide Carneiro, lotada na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), afirma que essa segunda oficina atende a demanda dos profissionais, pois a referência anterior era de um material voltado mais para o profissional e menos para a população. “Este último fui é o contrário. Ele traz todas as diretrizes de como deve ser a alimentação da população brasileira, mas de forma mais acessível para o indivíduo que consulta o instrumento. Então, ficou uma lacuna e o profissional de saúde? Qual a abordagem ele vai utilizar a partir deste instrumento, dessa ferramenta que é o Guia Alimentar? E o manual, neste caso, vem atender e subsidiar a atuação do profissional em diversos níveis de assistência”, disse.

A nutricionista, que liderou um dos grupos de estudo durante a oficina, elogiou a iniciativa do CRN-5. “Essa aproximação é o que se espera do Conselho. Eu acho que tanto o Conselho desejou isso quanto há uma necessidade dos profissionais também se sentir mais próximo do Conselho de classe que regulamenta a nossa profissão. Por isso é importante estreitar cada vez mais essa relação do exercício profissional com o CRN-5”, declarou Gleide.

 

Compartilhe:

Acontece nos dias 10 e 11 de novembro, em Belo Horizonte (MG), o Seminário Regional EAN + PAA Modalidade Compra Institucional. O evento tem o objetivos de capacitar profissionais e gestores das áreas da saúde, educação, assistência social e agricultura do estado de Minas Gerais.

Serão propostas ações no contexto do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), pelo fomento de práticas articuladas entre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e a realização de Compra Institucional – modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – CI). Além disso, o seminário vai abrigar um debate para que profissionais e gestores desenvolvam, de forma integrada, práticas de EAN e PAA – CI em seus municípios.

Compartilhe:

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e mais cerca de 15 entidades da sociedade civil, entre elas o Greenpeace, vão protocolar nesta terça (8) uma proposta de projeto de lei (PL) junto à Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados. O texto defende a redução do uso de agrotóxicos no país. O Brasil é considerado um dos campeões mundiais no uso desse tipo de produto.

Apenas para se ter uma ideia do que esse fato representa, imagine tomar um galão de cinco litros de veneno a cada ano. É o que os brasileiros consomem de agrotóxico anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Os dados sobre o consumo dessas substâncias no Brasil são alarmantes”, disse Karen Friedrich, da Abrasco e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A intenção das entidades que estão propondo o projeto é fazer a entrega simbólica do protocolo de registro do projeto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Em seguida, deve haver uma entrevista coletiva no local.

Pronara

Segundo a Abrasco, o texto do novo projeto de lei foi elaborado com base no Programa Nacional para Redução de Agrotóxicos (Pronara), que tem como objetivo a busca da transição para modelos alternativos – tais como a agroecologia e a produção orgânica, além da redução do uso de agrotóxicos. Como o Pronara até hoje não foi aprovado, o grupo sugeriu a criação de um PL no Congresso.

Os técnicos ressaltam, como ponto positivo do processo de criação do Pronara e que foi aproveitado na elaboração do PL, o diálogo entre os representantes da agricultura e da sociedade civil em tono do tema da redução de uso dos agrotóxicos no Brasil.

Outro ponto importante herdado do Pronara é a conscientização da população sobre os prejuízos à saúde decorrentes da utilização de agrotóxicos, e a elaboração de cartilhas voltadas para o público infanto-juvenil, alertando sobre os riscos e perigos para o meio ambiente.

Bahia

Em julho deste ano, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) representado pelos diretores Rita de Cássia Ferreira Frumento (presidente) e Emerson Ornelas Palmeira (diretor-secretário), recebeu a visita do deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor do projeto de lei estadual 21.916/2016, que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO).

O projeto prevê efetivar ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, orientando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações das cidades e do campo, pela oferta e consumo de alimentos saudáveis, com preços justos e acessíveis a todos, e do uso sustentável dos recursos naturais. O texto está disponível para consulta e assinaturas para uma petição online no link https://goo.gl/dXg8q2.

Fonte: Consea e agências

Compartilhe:

O Centro de Excelência contra a Fome — organismo do governo e do Programa Mundial de Alimentos da ONU — está com as inscrições abertas para o Concurso de pesquisas científicas e projetos de inovação: Multiplicando experiências e estratégias sustentáveis de alimentação e nutrição do Brasil. A premiação vai reconhecer pesquisas e iniciativas que possam ser adaptadas para países da África.

A disputa é dividida em duas categorias: artigo e projeto. Podem se inscrever estudantes de pós-graduação nacionais e estrangeiros residentes no Brasil e matriculados em instituições brasileiras; professores e pesquisadores pós-graduados ou profissionais com experiência comprovada na área de Nutrição, Saúde, Desenvolvimento e Políticas Públicas, Ciências Sociais, Serviço Social e áreas afins.

As propostas de artigo devem ter foco em mecanismos de avaliação de impacto, capitalização de conhecimento, monitoramento, avaliação e prospecção de informação ou instrumentos legais. Os vencedores participarão de uma viagem internacional de estudos. O prazo de submissão dos artigos e projetos é dia 20 de janeiro de 2017.

Na avaliação dos projetos, serão considerados trabalhos que descrevam — com base em evidências empíricas — casos de sucesso e práticas adequadas associadas a experiências no campo da alimentação e da nutrição no Brasil. Análises de custo-benefício também serão levadas em conta. Iniciativas devem ter ser apresentadas tendo em vista sua potencial reprodução em nações africanas.

Entre os 20 temas-guias listados no edital do concurso, estão a alimentação saudável no ambiente escolar, hortas pedagógicas escolares, amamentação, implementação de políticas públicas inovadoras de segurança alimentar e nutricional, análise nutricional de alimentos regionais e a construção de indicadores sobre insegurança alimentar e nutricional. (Acesse a ficha de inscrição .)

O lançamento do concurso aconteceu durante a XXIV edição do Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), evento realizado com apoio do Centro de Excelência e que reuniu cerca de quatro mil nutricionistas em Porto Alegre do dia 26 a 29 de outubro.

Mais informações podem ser encontradas no edital do concurso acesse .

Fonte: Blog da Saúde

Com informações do CFN.

Compartilhe:



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com