ÚLTIMAS >


10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia inicia neste domingo

5 de julho de 2019, Comentários

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes) será realizada entre os dias 7 e 10 de julho, das 7h às 19h, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (Cecba), localizado no Costa Azul, em Salvador.

Nessa fase, os participantes têm como objetivo analisar as propostas e prioridades de âmbito estadual e nacional, provenientes das conferências municipais, e formular diretrizes para a saúde nas esferas estaduais, do Distrito Federal e da União. Além disso, os participantes terão que elaborar um relatório final, conforme os prazos previstos no regimento. 

Para se chegar aos delegados que participarão da 10ª Conferes, foram realizadas 417 Conferências Municipais de Saúde. Esses delegados, somados aos ouvintes, totalizam cerca de 2.000 participantes. Nessa etapa, serão eleitos, de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão da etapa nacional, que será realiza em Brasília entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019. 

PROGRAMAÇÃO

A primeira atividade será uma oficina de orientação para coordenadores, facilitadores e relatores, na manhã de domingo, dia 7. Em seguida, serão realizadas “Salas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” e apresentado o Cine SUS. No dia seguinte, 8, às 10h, acontece a abertura oficial do evento, com conferência magna sobre o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, coordenada por Dráuzio Varella e pelo professor Jairnilson Paim.

No dia 8, na parte da tarde, serão iniciadas as mesas temáticas, em torno dos seguintes eixos: “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento do SUS”. Em seguida, às 17h, será realizado um ato público para lançamento da Carta da Bahia. Trabalhos de grupo com aprovação de propostas nos âmbitos nacionais e estaduais darão continuidade à programação, no dia 9, durante todo o dia. No dia 10, pela manhã, haverá a plenária final, seguida de aprovação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Nacional.

Mais informações sobre a 10ª Conferes podem ser obtidas com o Conselho Estadual de Saúde (CES). Telefones (71) 3115.9682 ou 3115.9694, ou e-mail: gasec.ces@saude.ba.gov.br.

Fonte: Conselho Estadual de Saúde

Foto: Carlos Américo