CRN-5 se reúne com vereador de SSA para cobrar avanços na Alimentação Escolar e pedir apoio na luta por RT’s nos restaurantes

21/10/2015 - 03:10

Neste 21 de outubro, Dia Nacional da Alimentação Escolar, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região informa aos profissionais mais um passo na caminhada em busca de serviços dignos e de uma alimentação escolar que garanta o que é preconizado pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Esta semana o CRN-5 recebeu na sua sede, em Salvador, o vereador Everaldo Augusto (PCdoB) para uma reunião sobre as demandas da categoria no município e, principalmente, a busca de apoio no cumprimento do Pnae. “Para mim, o papel dos nutricionistas é de extrema importância para a sociedade. Primeiro, porque são os nutricionistas os profissionais mais preparados para nos orientar clinicamente sobre alimentação. Em segundo lugar, são os nutricionistas os profissionais capacitados para garantir uma alimentação saudável e segura para as pessoas”, declarou o vereador.

Na reunião, Everaldo ainda se comprometeu em elaborar um projeto de lei em parceria com o CRN-5 para obrigar restaurantes da capital a terem um nutricionista como responsável técnico e, assim, “salvaguardar” a saúde das pessoas. “Eu compreendo, claramente, que um nutricionista como responsável pela segurança alimentar de um restaurante é a garantia de comida segura na mesa. Quantas pessoas passam mal ou ficam intoxicadas após comer um alimento estragado nesses restaurantes? Eu não estou falando de cardápio, isso não tem nada a ver. Estou falando de saúde pública, de pessoas que vão parar nos hospitais, nas UTI’s, com infecções alimentares. Qual é o custo disso para o SUS?”, questionou.

Escolas

A reunião foi conduzida pela conselheira Valquíria Agatte, que cobrou do parlamentar uma posição quanto ao cumprimento do que é estabelecido pelo Pnae para o município de Salvador. “Temos uma demanda que precisa ser atendida quanto a alimentação escolar. Já temos estudos prontos aqui no Conselho e queremos contribuir para que avanços sejam obtidos na alimentação escolar de Salvador”, apontou.

Para o parlamentar, a cobrança é justa e deve ser atendida. “Estamos falando de um setor estratégico para o desenvolvimento do país e precisamos avançar neste sentido. Eu me coloco à disposição da categoria, do Conselho, do sindicato, para discutirmos esses pontos, apresentarmos nossas propostas e avançar. Salvador é a terceira maior capital do país e precisa ser um exemplo no que diz respeito a alimentação escolar. Do jeito que está não pode ficar”, concluiu.

Ainda durante a reunião o vereador se comprometeu em agendar uma audiência pública com os nutricionistas para a elaboração de um projeto que atenda as demandas do município e as normas estabelecidas pelo Pnae.

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88