“Segurança dos Alimentos” é o tema do Dia Mundial da Saúde 2015

6/03/2015 - 11:03

Alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano – incluindo muitas crianças. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer.

As novas ameaças à segurança alimentar surgem constantemente. Alterações na produção de alimentos, distribuição e consumo; alterações no ambiente; novos e emergentes patógenos; resistência antimicrobiana – todos colocam desafios aos sistemas nacionais de segurança alimentar. Aumentos em viagens e do comércio aumentam a probabilidade da contaminação se espalhar internacionalmente.

Por tudo isso, o tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2015 é segurança dos alimentos.

Como o nosso abastecimento alimentar torna-se cada vez mais globalizado, a necessidade de reforçar os sistemas de segurança dos alimentos em todos os países está se tornando cada vez mais evidente. É por isso que a OMS está promovendo esforços para melhorar a segurança dos alimentos, do campo ao prato (e todo o resto) no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril de 2015.

A OMS ajuda os países a prevenir, detectar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos – em consonância com o Codex Alimentarius, uma coleção internacional de normas, diretrizes e códigos de prática que abrange os principais alimentos e processos. Juntamente com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a OMS alerta países sobre emergências de segurança alimentar através de uma rede de informação internacional.

Cinco Chaves para uma alimentação mais segura

A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos – de agricultores e fabricantes a fornecedores e consumidores. Por exemplo, a OMS Cinco divulga chaves para uma alimentação mais segura ao oferecer orientação prática para fornecedores e consumidores relacionadas à manipulação e preparação dos alimentos:

  • Chave 1: Mantenha limpo
  • Chave 2: Separe alimentos crus de cozidos
  • Chave 3: Cozinhe bem os alimentos
  • Chave 4: Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
  • Chave 5: Use água potável e matérias-primas de qualidade

O Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar as pessoas que trabalham em diferentes setores do governo, os agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde -, bem como os consumidores – sobre a importância da segurança alimentar, e a parte cada um pode desempenhar para garantir que todos possam se sentir confiantes que a comida no seu prato é segura.

 Fonte: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2015/event/en/

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88