Participe do vídeo-debate “O Veneno está na Mesa II”

20/11/2014 - 09:11

O documentário “O veneno está na mesa II”, de Silvio Tendler, que apresenta alternativas agroecológicas ao uso de agrotóxico no Brasil, será foco do debate que o CRN-5 promoverá no dia 4 de dezembro, em Salvador. Aberto ao público e especialmente voltado para nutricionistas, técnicos em nutrição (TND) e estudantes de nutrição e dos cursos de formação de TND, o evento será realizado das 13h30 às 16h30 no auditório Jutahy Magalhães, Lado A, Assembleia Legislativa da Bahia (Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª Av., 130, Centro Administrativo da Bahia).

O debate será facilitado pela Agronônomo e Secretário Executivo da Câmara Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), Flávio Bastos. A mediadora será a Nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e Conselheira do CRN-5, Zelice Maria de Melo Pessoa.

As inscrições gratuitas podem ser solicitadas até o dia 28 de novembro através do e-mail comunicacao@crn5.org.br. Nutricionistas e TNDs devem informar nome completo e número do CRN-5. Estudantes e demais interessados, apenas nome e profissão. Todos devem aguardar a confirmação de inscrição por e-mail. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado de participação com carga horária de três horas.

Sobre o tema

As refeições mais venenosas do mundo são as da população do Brasil, campeão em consumo de agrotóxicos. Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2013 aponta que 36% das amostras de frutas, legumes e verduras analisadas pela agência em 2011 apresentavam resultados insatisfatórios em relação ao nível de agrotóxicos. Também preocupa o fato de o país consumir 14 tipos de venenos proibidos em todo o mundo. Esse cenário, acentuado após a liberação do uso de agrotóxicos no Brasil, preocupa especialistas da saúde e do meio ambiente.

Mostrar alternativas a esse modelo de produção agrícola é o objetivo do documentário O Veneno está na Mesa II, do diretor Silvio Tendler. A primeira edição do documentário, lançada em 2009, mostrou os efeitos perversos do uso do agrotóxico. Já a segunda versão apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viárias de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores e trabalhadoras rurais e os consumidores.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!