Etapas para a instalação de um consultório de Nutrição

2/01/2014 - 02:01

Para cadastramento de um estabelecimento de assistência à saúde de baixa complexidade (incluindo um consultório de nutricionista) é necessário seguir o seguinte protocolo:

1ª fase – junto à Vigilância Sanitária do Município (1)
O profissional deverá se dirigir à VISA do Município Buy Cheapest Viagra Canadian DrugStore onde atuará e solicitar o cadastramento (procedimento obrigatório) para registrar o consultório.

Os documentos exigidos para cadastramento são:
§ cópia do registro de autônomo;
§ cópia do contrato http://mowsf.org/generic-cialis-best social.

2ª fase – junto ao CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
O profissional deverá se dirigir ao órgão e apresentar os seguintes documentos:
§ prova de inscrição do profissional junto here ao Conselho Regional como RT (Responsável Técnico);
§ cópia do registro da clínica no respectivo Conselho Regional (se for constituída pessoa jurídica);
§ cópia dos manuais de rotina e procedimentos (descrição detalhada do conjunto de procedimentos técnicos e atividades realizadas no estabelecimento, assim como das rotinas de esterilização, limpeza e higienização dos equipamentos e dos ambientes);(A)
§ cópia dos contratos de serviços terceirizados e de licença de funcionamento da contratada (empresa de limpeza, vigilância e esterilização, etc..); (B)
§ cópia do certificado de controle de pragas urbanas e da limpeza da caixa d’água; (C)
§ cópia do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros; (D)
§ cópia de controle de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos (manutenção ou certificado de aparelhos/equipamentos, ar condicionado, etc..) (E)

Instruções relativas aos documentos descritos na 2ª fase (junto ao CNES):

(A) Elaboração do Manual de Rotinas e Procedimentos do Consultório:
Pode ser elaborado tomando-se por base a fórmula de elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e se desenvolve nas seguintes etapas:

1. Identificação do estabelecimento: nome, endereço, nome e registro do responsável técnico;

2. Objetivos do estabelecimento: descrição generalizada dos procedimentos e atividades executadas, visando a melhor conduta do profissional (ex: orientação dietoterápica e reeducação nutricional);

3. Abrangência: este Manual de Rotinas e Procedimentos se aplica a …. (ex. consultório de nutrição sem/com procedimentos invasivos ou consultório médico de diagnose, etc.);

4. Tipos de procedimentos realizados no local: avaliação nutricional por meio de métodos objetivos e subjetivos, devendo ser feita a descrição passo a passo;

5. Esterilização: procedimentos para higienização local:

§ troca de lençol descartável não reciclável para maca a cada atendimento;
§ limpeza do consultório – diariamente, com o uso de sabão para piso e paredes, álcool para superfícies de mesas e cadeiras, etc.);
§ limpeza dos equipamentos – a cada atendimento, com álcool a 70%;
§ limpeza da maca – diariamente, com detergente neutro e álcool a 70%;
§ banheiros higienizados – diariamente, com detergente e cloro a 200 ppm;
§ o banheiro deve dispor de papel toalha branco (não reciclável) no dispenser do toalheiro, papel higiênico em rolo, com folha dupla, e sabonete antisséptico;
§ caso não haja pia dentro do consultório, o nutricionista deverá instalar um suporte com álcool gel a 70%, para assepsia das mãos a cada processo onde haja contato com o paciente, assim como para a assepsia dos equipamentos, tais como balança, adipômetro, fita antropométrica, antes de se dirigir ao prontuário.

6. Registro de clientes : modelo de ficha clínica ou livro de registro do cliente, número de clientes atendidos diariamente.

7. Equipamentos de proteção individual (EPI): caso o cliente venha a ter o diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e/ou lesões de pele, deve ser descrito como deve ser o procedimento (isolamento de contato, respiratório simples ou complexo, uso de luvas e aventais descartáveis, máscara simples descartável ou tipo “bico de pato” ou “boca de macaco”, óculos, etc).

8. Destino dos resíduos: acondicionamento dos resíduos de saúde, inscrição nas coletas de resíduos, local onde são armazenados.

(B) Cópia dos contratos de serviços terceirizados e de licença de funcionamento da contratada (empresa de limpeza, vigilância e esterilização, etc):

Caso o estabelecimento de atendimento seja próprio do profissional, este deverá ser responsável pela aquisição dos serviços, conforme necessidade.

Mas, se o estabelecimento tiver estes serviços e o nutricionista locatário dispuser deles, deverá solicitar ao setor responsável a cópia dos contratos dos serviços desenvolvidos.

Caso o responsável não obtenha o documento ou não queira fornecê-lo, o nutricionista deverá fazer a solicitação por escrito para que esse responsável assine essa decisão, e assim o nutricionista tenha este documento em mãos quando o estabelecimento for fiscalizado pela VISA, pois desta forma há como justificar a ausência do documento, mas não o desconhecimento quanto à sua importância.

A periodicidade da renovação dos contratos vai depender do acordo realizado entre contratante e contratada; não há uma regra para este fato;

(C) Cópia do certificado de controle de pragas urbanas e da limpeza da caixa d’água (3):

A limpeza da caixa d’água deve ser realizada a cada 6 meses (4) e o controle de pragas urbanas deve ser primeiramente preventivo, descrevendo metodologia de prevenção e, a cada 6 meses, de forma efetiva, por empresa especializada.

Caso o estabelecimento de atendimento seja próprio do profissional, este deverá ser responsável pela aquisição dos serviços, mas se o estabelecimento for de terceiros ou locado, o nutricionista deverá solicitar ao responsável a cópia dos serviços desenvolvidos. Caso o responsável não obtenha o documento ou não queira fornecê-lo, deverá ser feita a solicitação por escrito para que o responsável a assine, para ter este documento em mãos quando o estabelecimento for fiscalizado pela VISA, pois desta forma há como justificar a ausência do documento, mas não o conhecimento quanto à sua importância.

(D) Cópia do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (5):

Este laudo visa a segurança predial. Caso o estabelecimento de atendimento seja próprio do profissional, este deverá ser responsável pela aquisição dos serviços. Mas, se o estabelecimento for de terceiros ou locado, o nutricionista deverá solicitar ao responsável a cópia do serviço desenvolvido. Caso o responsável não obtenha o documento ou não queira fornecê-lo, o nutricionista deverá fazer a solicitação por escrito para que o responsável a assine, para ter este documento em mãos quando o estabelecimento for fiscalizado pela VISA, pois desta forma há como justificar a ausência do documento, mas não o desconhecimento quanto à sua importância.

(E) Cópia de controle de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos (manutenção ou certificado de aparelhos e equipamentos, ar condicionado, etc..) (6): Todo equipamento adquirido para uso em consultório deverá passar por manutenção corretiva e preventiva, com a devida calibração, de acordo com a periodicidade estabelecida pelo fabricante.

Observação:
1. é necessário o pagamento de uma taxa para o cadastramento;
2. o cadastramento deverá ser renovado se houver alteração de dados cadastrais do estabelecimento ou do RT;
3. verificar se o cadastro do consultório foi publicado em Diário Oficial do Município;
4. os estabelecimentos em funcionamento e que ainda não se encontram cadastrados, poderão sofrer penalização administrativa e a cobrança de uma taxa (prazo máximo de 120 dias após a publicação da Portaria CVS- SP nº 03, de 22/2002).

Fonte: http://www.sindicatonutricionistas.com.br/

 

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88