ÚLTIMAS >


CRN-5 realiza ações para proteção e valorização profissional, em tempos de pandemia

22 de junho de 2020, Comentários

No atual contexto de pandemia global provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19), o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), órgão máximo de representação, fiscalização e consulta do exercício profissional da Nutrição nos estados da Bahia e de Sergipe, está atento e atuando com firmeza para garantir os direitos dos profissionais da Nutrição em suas áreas de atuação.

Nesse cenário, mais que nunca, se evidencia a importância das competências e do envolvimento do nutricionista e do técnico em Nutrição e Dietética (TND) como profissionais da saúde. Desta forma, de maneira ainda mais relevante, se faz necessário exigir toda segurança para esses profissionais no exercício de suas atividades, vez que os mesmos são protagonistas no combate à doença.

Diante das denúncias recebidas por esta autarquia, relacionadas à não observância dos direitos destes profissionais, mediante práticas irregulares adotadas por instituições, a exemplo do fornecimento inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pagamento de insalubridade e desvio de função, informamos que o CRN-5 está tomando todas as providências cabíveis para que cada situação relatada seja averiguada e que as normas sejam cumpridas.

Além do envio de notificação para as instituições denunciadas, solicitando explicações e a imediata regularização, o Conselho promove a denúncia junto aos órgãos públicos responsáveis também pela fiscalização de cada situação relatada, a exemplo do Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho, para que os mesmos possam agregar força à esta ação fiscalizatória.

Todas as ações realizadas estão sendo acompanhadas pelo CRN-5, que permanecerá atento ao cumprimento das normas que afetam a categoria. 

Estamos, neste momento em especial, reforçando nosso compromisso para com toda a categoria, e colocando nossos canais à disposição. Tenham a segurança de que cada denúncia será averiguada e acompanhada.