CRN-5 promove vídeo-debate “O Veneno está na Mesa II” no CAB, em Salvador

5/12/2014 - 12:12

O vídeo-debate “O Veneno está na Mesa II”, promovido pelo CRN-5 no dia 4 de dezembro no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, cumpriu o propósito de despertar Nutricionistas e Técnicos em Nutrição para a importância de um maior posicionamento político da categoria em relação ao combate ao uso de agrotóxicos e à defesa da agricultura de base agroecológica. “A promoção de dois debates sobre este documentário, um em Salvador e outro em Feira de Santana, foi apenas o primeiro passo do nosso Regional em direção ao fortalecimento de nossa posição em relação a este tema. Em 2015, abraçaremos a campanha proposta pelo Sistema CFN/CRN com foco na segurança alimentar e nutricional e na sustentabilidade e, certamente, vamos fortalecer nosso apoio à produção segura e adequada de alimentos em nosso país”, destacou a presidente do CRN-5, Valquíria Agatte.

Além desta nutricionista, os conselheiros do CRN-5 Zelice Pessoa, facilitadora do debate, e Emerson Palmeira, defenderam a inserção do profissional de nutrição na defesa pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, a partir de uma produção sustentável de base agroecológica. “Apesar do processo em curso, de domínio mundial do agronegócio e de todos os seus riscos para a saúde e o meio ambiente, sabemos que as coisas podem ser diferentes, há possibilidades de mudanças e devemos caminhar em direção a elas”, destacou Zelice.

Em sua abordagem, o agrônomo Flávio Bastos conceituou termos relacionados à agroecologia, alimentação orgânica; agricultura alternativa, biodiâmica, agroflorestal, natural, entre outros, destacando-os como parte de um amplo movimento social existente em todo o mundo. “Mais do que uma ciência, a agroecologia é uma bandeira de luta em favor do ser humano e do lugar onde ele habita”, destacou. O mediador do debate falou ainda sobre a importância da conscientização das pessoas sobre o consumo agroecológico, enfatizando a existência de um Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e de um Programa do Governo da Bahia chamado “Vida Melhor”, que inclui ações em defesa da agroecologia. A interatividade do público foi marca do evento, já que muitos participantes fizeram perguntas e comentários que enriqueceram o debate.

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88