CRN-5 estimula o empreendedorismo através de Simpósio

30/10/2013 - 08:10

Mais de 100 pessoas, entre Nutricionistas e estudantes de nutrição, participaram do Simpósio “Nutricionista empreendedor: da consultoria à microempresa”, promovido pelo CRN-5 nesta segunda-feira, 28 de outubro, no Centro Universitário Estácio da Bahia, em Salvador. Após a abertura do evento, a assessora jurídica do Regional, Sabrina Batista, ministrou a palestra “Elaboração e Modalidades de Contrato”. Na ocasião, a advogada compartilhou informações importantes sobre a elaboração de um contrato de prestação de serviços, “o qual não se confunde, em hipótese alguma, com um contrato de emprego”, destacou.

Além de apresentar os elementos essenciais de um contrato, Sabrina alertou o público a ficar atento em relação aos itens que devem compor o documento. “É preciso incluir cláusula(s) de renovação, de preferência com a indexação de Índices Federais, tal como o IGPM (Índice Geral de Preço do Mercado) ou o IPCA, para correção de inflação, além de porcentagem de aumento real. Além disso, não podem faltar informações sobre rescisão, incluindo valores de multas, se for o caso, a serem aplicadas quando uma das partes deseja rescindir o contrato antes do prazo final”, pontuou.

A advogada destacou, ainda, a necessidade de incluir no contrato outras especificidades da prestação de serviço, tais como possível apresentação de relatório de prestação de contas e a periodicidade deste ato; habitualidade/frequência da prestação de serviços diretos e se o profissional poderá ou não ter um preposto e as condições de trabalho deste. “Para defender seus direitos, é preciso incluir no contrato o foro que proporcione a quem elabora o contrato as melhores condições de defesa de seus interesses. E, por último, a assinatura das partes e das testemunhas”, concluiu.

Plano de Negócios e Planejamento Tributário

Após uma breve saudação da presidente do CRN-5, Nutricionista Valquíria Agatte, o contador Antônio Carlos Paim, assessor contábil do CRN-5, abordou a importância de um Plano de Negócios para começar bem um empreendimento. Sobre o tema ele explicou que, para começar, é preciso fazer uma análise do mercado onde se pretende atuar. “Indico a utilização da Análise SWOT, instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa”, declarou.

O palestrante explicitou que dentro do Plano de Negócios, é preciso adotar estratégias eficientes de marketing, no âmbito da análise dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção); “Além disso, é fundamental investir na organização gerencial (lidar com pessoas não é fácil) e no planejamento financeiro. Sobre este aspecto, vale destacar que muitas empresas entram em processo de falência no Brasil por falta de capital de giro e de planejamento”, afirmou.

Segundo Paim, a adoção de um planejamento tributário bem orientado também é fundamental para o sucesso do negócio.  “A depender de certas variáveis, no que tange ao pagamento de tributos federais, a empresa de alimentação de propriedade de um Nutricionista pode optar pelo ‘Lucro Presumido’ ou pelo “Simples Nacional”. Para quem vai empreender na área da saúde, as únicas opções são o Lucro Presumido e o Lucro Real, mas o primeiro é menos oneroso”, alertou.

Também dependendo do tipo do negócio será necessário ao Nutricionista contribuir com tributos estaduais (ICMS, taxas diversas) e municipais (ISS). “A escolha de um bom contador ou empresa de contabilidade é importante, pois o Planejamento Tributário é um dos itens capazes de determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento”, finalizou o contador.

Para conferir na íntegra a apresentação de Antônio Carlos Paim, CLIQUE AQUI

Case de sucesso

A terceira palestra, “Os desafios de Nutricionistas Empreendedores”, foi ministrada por Thais Majdalane Queiroz de Oliveira, professora universitária, conselheira do CRN-5 e proprietária de uma empresa de alimentos em Feira de Santana. Após confirmar a importância do plano de negócios e da elaboração e adoção de um bom planejamento por quem deseja empreender, a Nutricionista declarou:

“Ser apaixonado pelo que faz é fundamental (…). Meu empreendimento, que posso chamar de um ‘case de sucesso’, é fruto de um sonho antigo que agora está sendo realizado. Por isso, mesmo diante dos obstáculos que surgem pelo caminho, tenho grande satisfação em poder aplicar os conhecimentos da Nutrição na concretização da Gourmet Light, associando a dicotomia entre alimentos saborosos e saudáveis aplicando técnicas gastronômicas”, confessou. A nutricionista justificou a sua motivação por empreender em um nicho de mercado inexplorado para crianças e adolescentes através da “Linha Kids” e “Cantina Gourmet”, e para os adultos, o Kit “Detox” e a “Marmita Chic”, composta por alimentos nutricionalmente ajustados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!