CFN emite nota pública sobre amamentação cruzada, citada em novela televisiva

29/03/2018 - 05:03

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) lamenta o episódio equivocado da novela O Outro Lado do Paraíso, da Rede Globo, que foi ao ar em 27 de março de 2018.

No capítulo, ocorreu a chamada amamentação cruzada, onde uma personagem foi instruída por um personagem médico a amamentar o bebê de outra mulher. A amamentação referida é perigosa para a saúde tanto do bebê quanto da mãe, pois os expõe a uma série de doenças transmitidas pelo leite materno.

Desde 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde advertem para os riscos comprovados cientificamente dessa prática, que inclui a exposição a doenças como HIV, hepatites B e C, citomegalovírus, herpes simples, caxumba, sífilis, sarampo, rubéola, entre outras.

A maneira adequada de se compartilhar e receber leite materno é através dos Bancos de Leite Humanos. Nestes locais ocorre a devida e meticulosa análise do leite para a identificação de possíveis doenças, e o mesmo é submetido a um processo de pasteurização a fim de que, ao ser disponibilizado para os bebês, esteja completamente saudável e seguro para o consumo. Recomenda-se, em uma situação de dificuldade no aleitamento materno, que um profissional de saúde seja consultado para a devida orientação a respeito dos Bancos de Leite Humano.

Por fim, recomendamos à Rede Globo, como órgão de imprensa de largo alcance, que reconheça sua responsabilidade social na divulgação de informações e faça uma errata a respeito do ocorrido, que coloca em risco a saúde de mulheres e bebês.

Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot online skybet88 skybet88 skybet88 mix parlay skybet88 rtp slot slot bonus new member skybet88 mix parlay slot gacor slot shopeepay mix parlay skybet88 slot bonus new member