Educação permanente em SAN: essencial para fortalecer SISAN

23/09/2014 - 10:09

A educação permanente dos profissionais em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) foi considerada vital para fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A questão foi discutida na no dia 16 de setembro, durante o 8º Encontro das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília. A ideia é que os profissionais de SAN atuem de forma unificada em todo o país.

Ao final do encontro, integrantes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan Nacional), das Caisans estaduais e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Nacional) decidiram que o primeiro passo para sistematizar as ações é fortalecer esta iniciativa nos estados e estreitar o diálogo com as universidades. Com a formação em segurança alimentar a partir dessas instituições, as ações podem efetivamente chegar até a população.

 “A partir das ações de segurança alimentar e nutricional, melhoramos tanto a produção de alimentos quanto o consumo da população, tornando-os mais saudáveis”, reforçou a diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e representante da Caisan Nacional, Michele Lessa. “Por isso, discutimos também as competências dos entes federados no processo”.

A diretora do Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Patricia Vilas Boas, explicou como o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas) realiza a formação permanente dos profissionais que atuam na rede socioassistencial.

A ideia é que os profissionais da área da segurança alimentar possam se inspirar na experiência da assistência social e criar o modelo de aperfeiçoamento do Sisan a partir de uma experiência prática. “Para que uma política pública se fortaleça é preciso ter conceitos uniformes. A formação continuada motiva a aprendizagem com estratégias de educação voltadas para a realidade local”, destacou a diretora.

Durante o evento, também foram abordados os temas sistematização das discussões sobre competências federativas no Sisan e Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: papel das Caisans.

Para a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, Geanne Brito da Rocha Miranda, que também faz parte do grupo técnico da Caisan e é conselheira do Consea, o encontro foi importante “para que os estados conheçam e atuem de maneira sistematizada” para que o país avance na garantia de alimentação saudável para a população.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

 

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88