ÚLTIMAS >


Toma posse o 13º colegiado do CRN-5

13 de junho de 2017, Comentários

Tomou posse nesta terça-feira (13) o 13º colegiado que assume a gestão 2017-2020 do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5). A solenidade aconteceu na própria sede do Conselho, no Stiep, com a presença de toda a chapa eleita nas eleições realizadas em maio de 2017, com 2.197 votos. Estiveram presentes conselheiros do 12º colegiado; representantes do Conselho Federal de Nutricionistas; nutricionistas e funcionários do órgão.

De acordo com a nutricionista Amanda Ornelas, presidente eleita pela chapa Integrativa, “a hora é de avançar cada vez mais no aprimoramento da gestão do órgão, com foco na valorização profissional dos nutricionistas; na luta por ocupação de espaço nos centros de discussão sobre a profissão; a Nutrição e a saúde. Não podemos baixar a guarda na luta contra o exercício profissional. São diversas propostas que foram colocadas na eleição e que a categoria abraçou e temos que cumprir. Agora é trabalhar”, afirma.

Para a nutricionista Rita Frumento, presidente na última gestão, o momento é de alegria e sentimento dever cumprido. “Avançamos muito nesses últimos três anos. Tanto na gestão quanto na parte política, demos um salto de qualidade muito grande. Nossa gestão foi reconhecida pelo sistema (CFN/CRN) como uma das mais competentes do Brasil. Finalizamos com a entrega da delegacia de Itabuna, que era um pleito dos nutricionistas da região há muitos anos. Deixamos um caminho de crescimento institucional trilhado, torcendo para a próxima gestão fazer muito mais pela profissão”, declarou.

 

O conselho

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) é uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades profissionais de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética nos estados da Bahia e de Sergipe, em defesa da sociedade.

São 7.981 nutricionistas (6.833 na Bahia e 1.148 em Sergipe) e 1.557 técnicos em Nutrição e Dietética (1.136 na Bahia e 421 em Sergipe) atendidos pelo órgão, que agora têm, além da sede em Salvador e uma delegacia em Aracaju, uma segunda delegacia na cidade de Itabuna.

A estrutura organizacional do CRN-5 conta com o plenário, como instância decisória; a diretoria enquanto instância executiva, composta por quatro conselheiros; com as Comissões Permanentes de Fiscalização, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Eventos, Tomada de Contas e Licitação; com as Coordenações de Fiscalização, Técnica e Administrativa e seus respectivos setores operacionais.

A existência dos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais está diretamente ligada à proteção da coletividade contra os leigos inabilitados como também dos habilitados sem ética, o que é feito pela fiscalização técnica, em conformidade com os regulamentos determinados por Lei.

 

 

Newsletter Powered By : XYZScripts.com