ÚLTIMAS >


Seminário sobre EAN e PAA reuniu nutricionistas, gestores da compra institucional e produtores rurais

29 de agosto de 2017, Comentários

Nos dias 24 e 25 de agosto mais de 130 nutricionistas que atuam na Educação Alimentar e Nutricional de Salvador, Aracaju e diversos municípios do interior dos estados da Bahia e Sergipe estiveram reunidos no Hotel São Salvador, na capital baiana, para o Seminário Regional de Educação Alimentar e Nutricional + PAA Modalidade Compra Institucional.

O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) com apoio do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). A etapa de Salvador fechou a série de 15 seminários em todo o país e contou com a participação de gestores da compra institucional; produtores rurais; cooperativas e representantes do Governo do Estado da Bahia.

De acordo com o nutricionista Élido Bonomo, presidente do CFN, o evento serviu para aproximar nutricionistas que atuam na EAN; gestores; produtores rurais e governos e fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ameaçado pela atual conjuntura política no Brasil. “Estamos muito felizes com a participação de tantos nutricionistas neste evento, que justifica o esforço do CFN, juntamente com o MDS, na elaboração desses 15 seminários onde foi discutida a defesa do PAA e da Compra Institucional como ferramentas importantíssimas no combate a fome, desnutrição e geração de renda para o homem do campo”, afirmou.

Para a nutricionista Viviane Melo de Oliveira, representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Ilhéus (BA), o evento foi de extrema importância para a categoria. “Foi um evento muito bom. Pela troca de experiências e informações com outros colegas de outras cidades, e também do MDS e do CFN, valeu muita a pena ter vindo e participado das oficinas. Esse evento só reforçou a nossa certeza da importância do PAA para a economia do país e também para transformar a vida do homem do campo, beneficiando, principalmente, toda a rede da alimentação escolar”.

A interface entre PAA e EAN proposta no evento foi evidenciada de forma positiva pela nutricionista Cláudia Montal, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e representante do Ministério da Saúde. “Fiquei muito feliz com este evento, principalmente com a presença de tantas colegas e também dos produtores rurais discutindo um tema tão importante. Serviu para trocarmos experiências e aprimorar nosso trabalho de mapeamento da agricultura familiar e levar alimentos saudáveis para a mesa das crianças na alimentação escolar, principalmente”.

Gestores

A compra institucional, desde que foi implantada no governo Lula, em 2003, proporcionou uma nova lógica na cadeia produtiva da alimentação no Brasil. A agricultura familiar passou a estar na agenda do dia dos governos, apoiada pela efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), criado na ditadura militar, em 1979.

Representante do PAA do município de Indiaroba, distante 103 km de Aracaju, Genival Alves destacou a importância do programa de aquisição de alimentos para o homem do campo e o papel do nutricionista para garantir a funcionalidade e excelência de toda a cadeia produtiva da alimentação. “Nós sabemos como é importante garantir uma alimentação saudável, principalmente na alimentação escolar. As nossas crianças dependem desse alimento e o homem do campo precisa dessa venda institucional para viver com dignidade. Esse sistema garante o homem do campo no campo. E o nutricionista tem um papel fundamental nesse trabalho, pois ele sabe como, e de quem comprar para que o alimento chegue até o prato das crianças com segurança e qualidade”.

Acesse o album de fotos do evento na Fanpage do CRN-5.

 

Newsletter Powered By : XYZScripts.com