ÚLTIMAS >


Representantes do CRN-5 tomam posse como Conselheiras do Comsea-SSA

19 de setembro de 2013, Comentários

As Nutricionistas Leny Strauch, assessora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), e Nêila Ceberg, diretora do Sindicato de Nutricionistas no Estado da Bahia (Sindnut Bahia), tomaram posse como Conselheiras efetiva e suplente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Salvador (Comsea-SSA). O evento de posse foi realizado nesta quarta-feira (18/09), no Auditório do Poder Legislativo Municipal – anexo Vereador Emmerson José. Na ocasião, foram empossados outros 24 conselheiros, representantes de 12 entidades, sendo 1/3 do governo e 2/3 da sociedade civil organizada.

A cerimônia foi iniciada com a leitura do Termo de Posse feita pela Coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Dinsjane Pereira, naquele ato representando o Secretário da SEMPS, Maurício Trindade. Em seguida, o fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Conselheiro do Comsea-SSA, Altair Santana Oliveira, fez uma saudação aos participantes, colocando-se à disposição para colaborar com as ações do Conselho.

O presidente do Comsea-SSA, Ubiraci Gonçalves dos Santos, destacou importantes aspectos da legislação relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional, tais como o artigo 6º da Constituição Federal; a LOSAN (Lei nº 1346/2006) e os aspectos de adesão ao SISAN, além de apresentar a configuração e estrutura de funcionamento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Bahia) e do Comsea-SSA.

Além de apresentar o documento originado da 4ª COSAN (2011), Ubiraci Santos fez observações a respeito do suposto débito do Município de Salvador (SINCOV) e do desafio da ampliação dos restaurantes populares, citando o exemplo do que atualmente funciona no bairro de Paripe, servindo 350 pessoas por dia. “Precisamos aproveitar melhor as datas de 9 de agosto, Dia Municipal de Combate à Fome e à Pobreza, e o dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação”, complementou.

Em seguida, a Secretária Executiva do Comsea Salvador, Girlândia Silva Luciano falou rapidamente sobre a realidade de insegurança alimentar da Ilha de Maré. Os agradecimentos finais foram feitos pelo Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Lourival Evangelista Neto, antes do coffee break de confraternização oferecido aos novos conselheiros do Comsea-SSA.

O Comsea/SSA é um órgão de assessoramento à Prefeitura Municipal de Salvador, constituindo-se em um espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para as políticas e ações na área de segurança alimentar e nutricional, de composição mista entre governo municipal (1/3) e a sociedade civil organizada (2/3), escolhida em conformidade com assembleia de escolha das entidades não-governamentais.

Confira a lista completa com todos os conselheiros empossados:


 

Newsletter Powered By : XYZScripts.com