ÚLTIMAS >


PPA-Bahia: nutricionistas marcam presença nos encontros territoriais

19 de março de 2019, Comentários

As escutas territoriais para elaboração do Plano PluriAnual do Governo do Estado da Bahia 2020-2023 terminam no dia 28 março, com um evento na na cidade de Irecê. E os nutricionistas marcaram presença com participações em reuniões de importantes territórios de identidade, apontando soluções para o setor.

A última participação foi em Camaçari, no dia 14 de março,  quando as nutricionistas Gabriela Mendes, Abigail Marie e Claudine Pires apresentaram uma série de propostas na reunião, realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Num total de 128 propostas apresentadas por diversos representantes da sociedade civil à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), que organiza o PPA, apenas 30 foram aprovadas pela coordenação e, dessas, duas das nutricionistas.

Essas duas propostas aprovadas para análise da Seplan tratam da garantia de nutricionistas na alimentação escolar, englobando ações de avaliação e educação nutricional, e a contratação de nutricionistas pela Secretaria da Educação, criando o cargo de nutricionista na pasta estadual.

PLANO PLURIANUAL

O plano é um instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública – federal e estadual -, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada.

As nutricionistas Maísa Moreira Teixeira, Gabriela dos Santos Vilasboas e Adriana Fernandes Cotrim, que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do município de Guanambi, distante 676km de Salvador, também marcaram presença na escuta territorial do município. Elas também apresentaram propostas relativas à alimentação escolar, reforçando a importância dos nutricionistas na garantia de cumprimento do PNAE nos municípios.