Pessoa Física


Quem são os Nutricionistas

De acordo com a Resolução CFN nº 334/2004, o Nutricionista é o profissional de saúde que deve atender aos princípios da Ciência da Nutrição, tendo como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Cabe ao mesmo a produção do conhecimento sobre a Alimentação e Nutrição nas suas diversas áreas de atuação profissional, devendo sempre buscar aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos.

Para exercício da profissão, o Nutricionista deve portar o diploma ou certificado de conclusão de curso, expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, bem como estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionista da respectiva área de atuação profissional, no caso do estado da Bahia e Sergipe, no CRN-5.

 

Juramento do Nutricionista

 “Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”

 (Juramento Oficial do Nutricionista – Resolução CFN nº 382/2006)

 

Áreas de atuação do Nutricionista

Alimentação Coletiva

Pode atuar em: Empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva (auto-gestão ou terceirizados); Restaurantes comercias e similares; Hotelaria e Hotelaria Marítima; Serviços de Buffet e de alimentos congelados; Comissarias; Cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; Alimentação Escolar.

Nutrição Clínica

Pode atuar em: Atenção nutricional individualizada realizada em hospitais e clínicas; Instituições de longa permanência para idosos; Ambulatórios e consultórios; Banco de leite humano; Lactários; Centrais de terapia nutricional, SPA; Atendimento domiciliar.

Saúde Coletiva

Pode atuar em: Planejamento em saúde; Atividade de alimentação e nutrição; Políticas e programas institucionais, Ações de alimentação e nutrição na atenção básica; Vigilância sanitária.

Docência

Pode atuar em: Atividades de ensino de graduação, pós-graduação e nível médio (ensino técnico); Extensão; Pesquisa; Coordenação de cursos relacionados à alimentação e à nutrição.

Indústria de Alimentos

Pode atuar em: Atividades de desenvolvimento de produtos relacionados à alimentação e à nutrição humana; Serviços de atendimento ao consumidor.

Nutrição em Esportes

Pode atuar em: Academias; Clubes esportivos e similares; Consultórios de atendimento especializado.

Marketing na área de Alimentação e Nutrição

Pode atuar em: Atividades de marketing e publicidade científica relacionados à alimentação e à nutrição humana, direcionadas aos consumidores e aos profissionais da área.

 


 

Quem são os Técnicos em Nutrição e Dietética

O Técnico em Nutrição e Dietética oferece suporte às atividades do Nutricionista, devendo atuar sob a supervisão, orientação, planejamento, definição, avaliação e recomendação do mesmo.

Para isto, o Técnico em Nutrição e Dietética, egresso do Curso Técnico, deve possuir diploma de Técnico em Nutrição e Dietética, área de Saúde, que atenda às disposições da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1966 e que esteja adequado aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, O profissional deve estar inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas  da respectiva área de atuação profissional, neste caso, no CRN-5.

 

Juramento do Técnico em Nutrição e Dietética

“Prometo exercer com lealdade e dedicação as funções de Técnico em Nutrição e Dietética, respeitando em qualquer circunstância a ética profissional, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza.”

(Instituído pela Resolução CFN nº 333/2004, que criou o Código de Ética do TND).

 

Áreas de atuação do Técnico em Nutrição e Dietética

De acordo com a Resolução CFN Nº 312/2003, o Técnico em Nutrição e Dietética atua na área de alimentação, nutrição e dietética, tais como:

– Restaurantes industriais e comerciais

– Hotéis

– Cozinhas experimentais

– Creches

– Escolas

– Supermercados

– Hospitais

– Clínicas

– Asilos e similares

– Programas institucionais

– Unidades básicas de saúde e similares.

Enfim, em todas as áreas de atuação do Nutricionista, na função de auxiliar de suas atividades.

 


 

Símbolo da Nutrição

 

Newsletter Powered By : XYZScripts.com