Pessoa Física


Quem são os Nutricionistas?

O Nutricionista é o profissional de saúde que deve atender aos princípios da Ciência da Nutrição, tendo como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Cabe ao mesmo a produção do conhecimento sobre a Alimentação e Nutrição nas suas diversas áreas de atuação profissional, devendo sempre buscar aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos.

Para exercício da profissão, o Nutricionista deve portar o diploma ou certificado de conclusão de curso, expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, bem como estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionista da respectiva área de atuação profissional, no caso do estado da Bahia e Sergipe, no CRN-5.


Nutricionista Responsável Técnico

O nutricionista Responsável Técnico é o profissional que responde pelas atividades de alimentação e nutrição da pessoa jurídica ou unidade, de acordo com as normas de regulação das atividades de alimentação e nutrição. Essa atribuição legal é dada ao nutricionista, após análise do CRN de acordo com a Resolução CFN nº 576/2016.

O RT assume o planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação das atividades de alimentação e nutrição da empresa. Saiba mais


Áreas de atuação do Nutricionista

NUTRIÇÃO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA

Competência: Planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

NUTRIÇÃO CLÍNICA

Competência: Prestar assistência nutricional e dietoterápica; promover educação nutricional; prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos; prescrever suplementos nutricionais; solicitar exames laboratoriais; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição a coletividades e indivíduos, sadios e enfermos, em instituições públicas e privadas, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio.

NUTRIÇÃO EM ESPORTES E EXERCÍCIO FÍSICO

Competência: Identificar o gasto energético do indivíduo; Elaborar o plano alimentar do indivíduo, adequando-o à modalidade esportiva ou exercício físico desenvolvido, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Manter registro evolutivo individualizado de avaliações nutricionais, composição corporal e prescrições dietéticas e outras condutas pertinentes. Confira todas as atividades obrigatórias e complementares do nutricionista nesta área: Resolução CFN nº 600/2018

NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Competência: Organizar, coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de nutrição; prestar assistência dietoterápica e promover a educação alimentar e nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, e em consultório de nutrição e dietética; atuar no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios; participar de inspeções sanitárias.

NUTRIÇÃO NA CADEIA DE PRODUÇÃO, NA INDÚSTRIA E NO COMÉRCIO DE ALIMENTOS

Competência. Elaborar informes técnico-científicos; gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; proceder a análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados; e prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.

NUTRIÇÃO NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO

Competência: Dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos; ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; realizar estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição.

Confirma todas as informações sobre as áreas de atuação do nutricionista na Resolução CFN nº 600/2018.


Quem são os Técnicos em Nutrição e Dietética

O Técnico em Nutrição e Dietética oferece suporte às atividades do Nutricionista, devendo atuar sob a supervisão, orientação, planejamento, definição, avaliação e recomendação do mesmo.

Para isto, o Técnico em Nutrição e Dietética, egresso do Curso Técnico, deve possuir diploma de Técnico em Nutrição e Dietética, área de Saúde, que atenda às disposições da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1966 e que esteja adequado aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, O profissional deve estar inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas  da respectiva área de atuação profissional, neste caso, no CRN-5.


Juramento do Técnico em Nutrição e Dietética

“Prometo exercer com lealdade e dedicação as funções de Técnico em Nutrição e Dietética, respeitando em qualquer circunstância a ética profissional, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza.”

(Instituído pela Resolução CFN nº 333/2004, que criou o Código de Ética do TND).


Áreas de atuação do Técnico em Nutrição e Dietética

De acordo com a Resolução CFN Nº 312/2003, o Técnico em Nutrição e Dietética atua na área de alimentação, nutrição e dietética, tais como:

  • Restaurantes industriais e comerciais
  • Hotéis
  • Cozinhas experimentais
  • Creches
  • Escolas
  • Supermercados
  • Hospitais
  • Clínicas
  • Asilos e similares
  • Programas institucionais
  • Unidades básicas de saúde e similares.

Enfim, em todas as áreas de atuação do Nutricionista, na função de auxiliar de suas atividades.

Símbolo da Nutrição