O CONSELHO


O CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS DA 5ª REGIÃO (CRN-5) é uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades profissionais de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética nos estados da Bahia e Sergipe, em defesa da sociedade.

O CRN-5 faz parte do Sistema CFN/CRN s, que tem como órgão central o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). No Brasil, há dez Conselhos Regionais de Nutricionistas. O Sistema se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de documentos), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições).

O Plenário do Conselho Regional é constituído por 18 (dezoito) Conselheiros, eleitos pelo voto direto dos nutricionistas inscritos. A participação dos Conselheiros é voluntária e as ações desenvolvidas obedecem a planejamento prévio, estabelecido ao final do ano no Plano de Ações e Metas do Regional. As ações previstas são sujeitas à Previsão Orçamentária Anual, com base na arrecadação das anuidades, taxas e emolumentos recolhidos. As atividades financeiras praticadas pelo CRN são submetidas à auditoria do Tribunal de Contas da União.

A estrutura organizacional do CRN-5 conta com o Plenário, como instância decisória; a Diretoria enquanto instância executiva, composta por quatro conselheiros; com as Comissões Permanentes de Fiscalização, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Tomada de Contas e Licitação; com as Coordenações de Fiscalização, Técnica e Administrativa e seus respectivos setores operacionais.

Entenda: A importância dos conselhos para a sociedade atual

HISTÓRICO DO CRN-5

Newsletter Powered By : XYZScripts.com