ÚLTIMAS >


Na volta do recesso, diretoria intensifica atividades no CRN-5

8 de março de 2019, Comentários

Na volta do recesso de carnaval, os trabalhos no Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) começaram em ritmo acelerado. Só nesta quinta-feira (7), duas reuniões do setor de fiscalização envolveram conselheiros, diretoria e colaboradores do órgão em pautas específicas.

Na primeira delas foram discutidas alterações das resoluções CFN nº 378 e 544, que devem ser aprovadas ainda este ano, durante o Fórum de Presidentes do Sistema CFN/CRN. Estiveram presentes nesta reunião a presidente do conselho, Nut. Amanda Ornelas; a vice-presidente do órgão, Janaína Queiroz; a coordenadora do setor, Nut. Diva Aragão; e as fiscais Tatiana Rolando, Leny Strauch e Roberta Castro (em estágio probatório).

A discussão ficou concentrada no registro e cadastro de Pessoas Jurídicas (PJ), quando as fiscais pontuaram possibilidades de melhoria dos textos em vigor desde 2005. As ponderações e sugestões de alterações do CRN-5 serão levadas à comissão que está avaliando o novo texto, no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

“A ideia é facilitar o processo dos registros e cadastro e acrescentar outras possibilidades de empresas de alimentação e nutrição “forçar” o registro no Conselho, ampliando a nossa atuação”, disse a presidente do órgão, Amanda Ornelas.

Ela ainda destaca o papel das fiscais da Bahia e de Sergipe na construção da proposta. “As nossas fiscais têm sido peça fundamental na construção da proposta que será enviada pelo CRN-5. As discussões têm sido riquíssimas e nós, da diretoria, só temos a agradecer o trabalho valioso que vem sendo feito”, destacou Amanda.

PROCEDIMENTOS

Na segunda reunião, para tratar de novos procedimentos no setor, a comissão de fiscalização discutiu sobre um projeto relacionado a responsabilidade técnica do nutricionista. A intenção é dar suporte e ferramentas aos nutricionistas responsáveis técnicos (RTs) para o cumprimento das atribuições nas áreas que serão estabelecidas previamente pela organização.

Entre os objetivos específicos do projeto está a atualização dos contatos e cadastros dos profissionais que participarem das palestras; orientação sobre atuação profissional; e disponibilização de mecanismos de suporte aos nutricionistas que poderão se inscrever no Projeto Qualificação Profissional 100% CRN-5, que engloba o Selo Nutricionista Padrão e Nutricionista Destaque, a ser implementado em 2020.

Estiveram presentes nesta reunião as nutricionistas Amanda Ornelas, presidente do Conselho; Janaína Queiroz, vice-presidente; Daniela Menezes e Sandra Tavares, conselheiras do órgão.