ÚLTIMAS >


Municípios têm até o dia 12 para aderir ao Programa Crescer Saudável

9 de abril de 2019, Comentários

Municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola 2019/2020 têm até a próxima sexta-feira (12) para aderirem ao Programa Crescer Saudável 2019/2020. A iniciativa do Ministério da Saúde tem o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola.

As ações que compõem o programa, que é voltado para crianças matriculadas na educação infantil e ensino fundamental I,  abrangem a vigilância nutricional; a promoção da alimentação adequada e saudável; o incentivo às práticas corporais e de atividade física; e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.

NÚMEROS

Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2017, cerca de 3 em cada 10 crianças com idade entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso. Crianças com sobrepeso têm 55% de chance de se tornarem adolescentes obesos e 80% de chance de serem adultos obesos, além de estarem mais propensas a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em idade mais jovem do que as crianças que não tem excesso de peso.

A nutricionista e consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Valderez Aragão, falou da importância do programa para a redução da obesidade infantil. “O município que adere o Programa Crescer Saudável dá um reforço financeiro junto ao Programa Saúde na Escola para a implantação de várias ações de educação alimentar e nutricional, envolvendo todos os professores das diversas disciplinas na promoção da alimentação adequada e saudável. Então, chegou o grande momento de investir mais fortemente na redução da obesidade infantil e baixar esses indicadores que estão apresentados de forma bastante alarmante no Brasil” comentou.

Para mais informações sobre o programa acesse: Crescer Saudável.