ÚLTIMAS >


G-20: Ministros defendem uso racional de antimicrobianos e rotulagem de alimentos

8 de outubro de 2018, Comentários

Gestores de saúde dos países que integram o G20 – grupo que reúne as principais economias do mundo – se reuniram na última quinta-feira (4), em Mar Del Plata, na Argentina, para assinar a declaração conjunta para uso e descarte racional de antimicrobianos na medicina humana e em produtos promotores de crescimento animal.

Durante o encontro, o grupo se comprometeu a promover ações para prevenção e controle de infecções para reduzir a utilização desses medicamentos na saúde pública, animal, na agricultura, na produção de alimentos e no meio ambiente. Houve ainda o comprometimento em desenvolver, junto a indústria farmacêutica e de biotecnologia, novos antimicrobianos seguros, eficazes e acessíveis.

NUTRIÇÃO

Os ministros também se comprometeram a melhorar o acesso às escolhas alimentares saudáveis por meio de esforços intersetoriais, promoção de ambientes saudáveis, incentivo à reformulação de alimentos e a rotulagem nutricional para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas. Eles assumiram, ainda, o compromisso de incentivar as pessoas a ter estilos de vida saudáveis ​​baseados em dietas saudáveis ​​e atividades físicas.

Um dos assuntos citados pelo ministro da Saúde do Brasil, Gilberto Occhi, foi o estabelecimento do alerta de rotulagem dos alimentos processados com relação ao sódio, açúcar e às gorduras. A proposta é que o rótulo fique na parte frontal dos produtos e apresente advertências em relação ao excesso de substâncias que podem trazer malefícios a saúde. A partir de orientações claras, o consumidor poderá fazer escolhas mais saudáveis.

Fonte: Ministério da Saúde.

Foto: Renato Strauss

Newsletter Powered By : XYZScripts.com