ÚLTIMAS >


Inauguração da delegacia de Itabuna reúne profissionais em momento histórico da profissão

5 de junho de 2017, Comentários

Um marco histórico para a comunidade da Nutrição nos estados da Bahia e de Sergipe. Foi assim que os nutricionistas classificaram a inauguração da delegacia do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), ocorrida na última sexta-feira (2), na cidade de Itabuna, distante 424km de Salvador. Depois de 39 anos de criação do CRN-5, essa é a primeira delegacia do órgão instalada no interior do estado.

Na solenidade, marcaram presença nutricionistas de Itabuna e região sul; além de representantes da Vigilância Sanitária de Itabuna; Secretaria de Educação de Ilhéus; Secretaria Municipal de Educação de Itabuna; representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), conselheiros da atual gestão do CRN-5 e funcionários do órgão.

Para o nutricionista Gilcélio Almeida, conselheiro e representante do CRN-5 no CFN, a inauguração da delegacia em Itabuna supera uma necessidade antiga dos nutricionistas e da comunidade da região sul da Bahia. “Esse é um sonho antigo dos nutricionistas da Bahia. Temos um estado muito grande em dimensões territoriais e essa inauguração propicia uma atuação mais intensa do Conselho na região. Com isso, a atual gestão corrige definitivamente uma ausência que já durava quase 40 anos”, destacou.

A nutricionista Rita de Cássia Ferreira Frumento, presidente do CRN-5, descreveu o sentimento de realização com a inauguração. “A instalação dessa delegacia só foi possível pela sensibilidade do Conselho Federal de Nutricionistas e pelos profissionais da região, que nos cobraram uma presença mais intensa da fiscalização e dos conselheiros. Infelizmente não pude participar da solenidade em Itabuna, mas estava daqui de Salvador torcendo para que tudo desse certo, como deu. Todos estão de parabéns”, disse.

A delegacia foi inaugurada praticamente pronta para funcionar, com mobiliário e quase todos os equipamentos instalados, faltando apenas o ar-condicionado e computadores já adquiridos. São 35m2, localizada num dos prédios mais modernos da cidade, com amplo estacionamento e à margem de uma importante avenida da cidade, próximo a bancos, prefeitura e outros órgãos municipais.

O nutricionista Emerson Palmeira, diretor-secretário do CRN-5, falou da luta para a aquisição do equipamento. “Foi com muito empenho que essa gestão trabalhou para adquirir essa delegacia. Não somente a sala, o espaço físico, a estrutura; mas a significância da extensão do trabalho do Conselho para essa região, tendo em vista que o CRN-5 tem uma área extensa de trabalho. E na sua missão de proteger a sociedade, orientar e fiscalizar o exercício profissional dos nutricionistas, termos essa extensão cada vez mais atingida pelos fiscais e funcionários do Conselho – como se dá através de uma delegacia – é algo que nos dá muita alegria e muita satisfação˜, declarou.

Emerson também destacou que torce para que as próximas gestões do órgão continuem avançando. “Estamos, então, inaugurando a nossa segunda delegacia e torcendo para que as próximas gestões consigam também inaugurar mais delegacias para outras regiões, para que tenhamos cada vez mais uma aproximação entre a gestão do Conselho, os profissionais e a sociedade”.

Acolhimento

Outro sentimento muito lembrado pelos nutricionistas durante a solenidade foi o de acolhimento. Erick Montargil, integrante do grupo de profissionais da região que reivindicou a instalação da delegacia, lembrou que, agora, os profissionais terão respostas mais rápidas diante das demandas da região, uma das mais importantes economicamente no estado. “Tenho certeza que, com essa delegacia, as denúncias sobre exercício ilegal da profissão serão respondidas com mais rapidez pelo Conselho. E isso é muito importante para a profissão aqui na região”, destacou.

Para a nutricionista Priscila Pellagatti, representante da Secretaria de Educação de Itabuna, a instalação da delegacia, além de um marco histórico para a profissão, é mais um motivo para que os nutricionistas se adequem a legislação. “Estamos muito satisfeitos com a chegada dessa delegacia aqui na região. Aqui temos um número muito grande de profissionais, mas estamos muito distantes da sede. Por muitas vezes precisávamos de um contato mais direto com o Conselho e não tínhamos como ser atendidos. Agora, espero, esse contato será facilitado e teremos, com certeza, uma fiscalização mais intensa”, disse Priscila, que atua na área de Alimentação Escolar no município.

Também estiveram na solenidade de inauguração as conselheiras Resemary Lima Barreto; Janaína Queiróz; os funcionários leny Strauch, assessora técnica, e Christiano Borges, administrador do CRN-5, responsável por todo o trabalho de logística, reforma e aquisição de imóveis da delegacia.

Newsletter Powered By : XYZScripts.com