ÚLTIMAS >


Em Aracaju, cerca de 200 pessoas comparecem ao Banquetaço Sergipe

27 de fevereiro de 2019, Comentários

Nutricionistas, estudantes de Nutrição, produtores da agricultura familiar, educadores, e representantes de movimentos sociais estiveram hoje pela manhã na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, para o Banquetaço Sergipe 2019. O movimento, que contou com o apoio do CRN-5; Sindinutrise;  Cress; Consea-Sergipe; Osanes; UFS; CUT; Fetam; Pastoral da Criança; MST entre outros movimentos sociais, reuniu cerca de 200 pessoas no local, que pediam a volta do Consea-Nacional, extinto no início do ano.

A atividade contou com manifestações artísticas locais e debates sobre a conjuntura nacional e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN); discussão sobre a importância do Consea Nacional e o que representa a extinção do órgão; construção coletiva e aprovação da carta exigindo a revogação da MP 870, que extinguiu o Consea.

Para a nutricionista Mychelyne Guerreiro, coordenadora do Sindicato dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética do Estado de Sergipe (Sindinutrise), a ação é uma resposta da categoria e dos movimentos sociais ao “difícil momento do país”. “Esse movimento reflete a nossa inquietação e busca o entendimento e apoio da categoria à importância que o Consea tem para nós, nutricionistas. Também é uma oportunidade para sensibilizar os gestores a rever a decisão e reinstalar o Consea como forma de garantir a devida assistência ao governo no que se refere a PNSAN”, declarou.