ÚLTIMAS >


CRN-5 promove reunião com 13 conselhos profissionais na Bahia

29 de março de 2018, Comentários

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) promoveu ontem (28), na sede do órgão, uma reunião extraordinária com presidentes, gestores e assessores jurídicos de 13 conselhos profissionais no Estado da Bahia. Além dos nutricionistas, estiveram presentes os representantes de Química (CRQ-BA); Economia (Corecon-BA); Administração (CRA-BA); Medicina Veterinária (CRMV-BA); Arquitetura e Urbanismo (CAU-BA); Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CRTR-8); Serviço Social (Cress-BA); Medicina (Cremeb); Fonoaudiologia (Crefono-4) e Farmácia (CRF-BA). Também foram convidados dois fisioterapeutas recém-eleitos para o Crefito-7, que assumirão a gestão no dia 2 de abril.

Na pauta, discussão sobre projetos de lei em tramitação nos parlamentos federais (Câmara e Senado) e, também, ações em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que afetam diretamente o funcionamento das autarquias de fiscalização públicas.

“Foi um momento muito importante para o CRN-5. Entendemos é preciso defender o legado de fiscalização das profissões mantendo a nossa autonomia. Isso garantirá que nossa atividade, seja ela de qual segmento for, continue sob um sistema de orientação e fiscalização isento de interesses externos às nossas profissões”, destacou a nutricionista Amanda Ornelas, presidente do CRN-5.

O grupo ainda deliberou sobre outros assuntos. Um deles, a reativação do Fórum dos Conselhos Profissionais da Bahia, inativo desde 2010. A proposta é de que essa estrutura abrigue, novamente, as discussões sobre temas em comum aos diferentes conselhos profissionais no estado, com o objetivo de aprimorar práticas e procedimentos

Além da reativação do fórum regional, os representantes dos 13 conselhos também se comprometeram em acionar as assessorias jurídicas dos seus respectivos sistemas federais para acompanhar pautas específicas no STF. 

Newsletter Powered By : XYZScripts.com