ÚLTIMAS >


Conselhos profissionais da área de saúde se reúnem contra o EAD

9 de janeiro de 2018, Comentários

Foi realizada ontem (8), na sede do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), mais uma reunião do Fórum de Conselhos Profissionais e Entidades das Áreas Profissionais de Saúde. Na pauta, discussão sobre ações a serem implementadas contra os cursos de graduação na modalidade EAD para o segmento.

A nutricionista Michele Oliveira, diretora-tesoureira do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), representou o órgão no encontro e destacou pontos importantes na pauta para 2018. “Estamos atentos e conscientes de que o EAD é uma ameaça não apenas às profissões, mas também à sociedade. A formação de profissionais da área de saúde não pode ter espaço para alternativas ou experiências pedagógicas que, na prática, só prestam para cortar custos das instituições de ensino superior, que hoje pertencem a grandes grupos empresariais”, disse.

Durante a reunião foi definida uma agenda de atividades contra a aplicação do método EAD nos curso de graduação da área de saúde. “Por parte do CRN-5, vamos continuar na luta para barrar esse retrocesso. Não podemos admitir que profissionais da área de saúde sejam formados de maneira inadequada, sem contato com o paciente. A saúde, hoje em dia, também significa uma relação direta e humanizada entre paciente e profissional. Onde fica a possibilidade de aprendizado através  do diálogo, a  interação com sujeito e o olhar para a subjetividade do humano? Esse processo não se constrói na tela de um computador, se faz na prática”, questiona doutora Michele.

Além do Conselho de Nutricionistas, estiveram na reunião representantes dos conselhos regionais de Enfermagem; Medicina Veterinária; Psicologia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Farmácia; e também do Sindicato dos Nutricionistas da Bahia.

Newsletter Powered By : XYZScripts.com