ÚLTIMAS >


Conselhos de saúde se reúnem na UFBA pela luta contra o EAD

19 de dezembro de 2017, Comentários

Foi realizada ontem, na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, uma reunião com representantes de conselhos de classe da área da saúde. Estavam presentes os conselhos regionais de Nutricionistas; Medicina Veterinária; Farmácia; Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; além do Sindicato de Nutricionistas (Sindnut-BA) e dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde).

Na pauta, uma mobilização maciça de todas as entidades representativas dos trabalhadores e estudantes contra a proposta de Ensino à Distância (EAD), além de outros temas.

Vale lembrar que, na semana passada, o texto substitutivo a um projeto de lei que permite na prática que a educação a distância seja usada em cursos da área de saúde foi aprovado numa sessão relâmpago na Comissão de Educação da Câmara Federal, que tinha apenas dois deputados no plenário.

Entenda a matéria

A polêmica aprovação do projeto foi horas depois de uma audiência pública e de um requerimento para retirada de pauta do projeto. Após a rejeição do pedido para que a matéria não fosse votada, por 20 a dois, os deputados encerraram a reunião da Comissão de Educação na última quarta-feira (13) por volta das 11h30, no horário de Brasília.

Às 21h, o tucano voltou ofegante para a sala, após uma sessão no plenário da Câmara, e retirou um pedido para verificar os votos que recursaram a retirada da proposta da pauta, feito por Alice Portugal e Glauber Braga (PSOL-RJ). Em seguida, só com um parlamentar, Saraiva Felipe (PMDB-MG), aprovou o relatório de Átila Lira (PSB-PI), pela autorização para a EAD na área de saúde.

Agora, o substitutivo já está na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Por isso, será fundamental a pressão contra esse texto, que significa mais um golpe contra os trabalhadores e a excelência do ensino na área de saúde.

Com informações do ne10.uol.com.br

Newsletter Powered By : XYZScripts.com