ÚLTIMAS >


Em nota, CRN-5 ratifica apoio institucional à aprovação do PL 6.819/2010

4 de agosto de 2017, Comentários

Em mais um posicionamento político acerca de assuntos de interesse do bom exercício profissional da Nutrição; da categoria e da sociedade, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) emite, em seu site oficial, uma nota de apoio institucional à aprovação do projeto de lei 6.819/2010,de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que dispõe sobre o regramento de jornada e condições de trabalho do nutricionista em todo o território nacional.

Leia a nota completa:

 

PELO APOIO À APROVAÇÃO DO PL 6.819/10, NO SENADO FEDERAL

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), órgão federal responsável pela fiscalização, orientação e controle do bom exercício da profissão de nutricionista nos estados da Bahia e de Sergipe, vem a público declarar apoio institucional do órgão à aprovação do projeto de lei 6.819/2010, que tramita no Senado Federal (https://goo.gl/jsg8Tw) e estabelece regras para jornada e condições de trabalho do nutricionista em todo o território nacional.

Sabemos que, no mundo do trabalho, a exploração da mão-de-obra é cada vez mais acentuada. A mais-valia tornou-se uma prática comum, independente da função/cargo que o trabalhador ocupa nas empresas ou órgão públicos. Nessa conjuntura, o nutricionista não ocupa uma posição privilegiada. Ao contrário.

Seja na indústria; hospital; clínica ou qualquer outra área de atuação, os nutricionistas têm encontrado ambientes de trabalho insalubres, com o agravo da pressão por metas abusivas impostos pelos patrões. Produzem mais, garantem lucros a quem os emprega, mas não são recompensados na mesma proporção.

Contra esses abusos, o PL 6,819/2010 estabelece um regramento comum aos empregadores, com jornada de trabalho de 30 horas semanais para os nutricionistas, além de parâmetros assistenciais condizentes com a função, protegendo os profissionais e, a reboque, a sociedade, maior beneficiada com a prestação de serviços de qualidade.

Desta forma, convocamos toda a categoria nos estados da Bahia e de Sergipe a acompanhar o trâmite do projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), no Congresso Nacional. O texto da matéria está disponível no link (https://goo.gl/ZvnqKU) e você, nutricionista, deve fazer parte desta mobilização, cobrando aos parlamentares do seu estado um posicionamento em favor da nossa profissão, do trabalhador e da saúde da população brasileira.

Colegiado do CRN-5

Newsletter Powered By : XYZScripts.com