ÚLTIMAS >


Conselho inaugura delegacia na cidade de Itabuna, a primeira no interior da Bahia

1 de junho de 2017, Comentários

Um marco histórico para a comunidade da Nutrição do Estado da Bahia. O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), autarquia federal responsável pela orientação controle e fiscalização do exercício profissional da Nutrição nos estados da Bahia e de Sergipe, inaugura no 2 de junho, às 19h, a delegacia do órgão na cidade de Itabuna. Esta será a primeira delegacia do órgão inaugurada no interior da Bahia em 39 anos de história do CRN-5.

Com isso, toda a região sul terá um serviço de fiscalização mais frequente, com uma fiscal-nutricionista e um assistente administrativo disponíveis para atender a comunidade e os profissionais da região, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

A delegacia ocupa uma sala de 30m² no Itabuna Trade Center, na avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano. A sala já está com todos os equipamentos necessários para o trabalho interno do órgão, como também para atendimento de orientação aos nutricionistas que atuam na região, além da fiscalização de serviços públicos e privados de alimentação que exijam, pela legislação, a presença de um nutricionista como responsável técnico, a exemplo da alimentação escolar.

Com a nova estrutura, os procedimentos administrativos para registro de consultórios (pedidos de registros e baixa) e estabelecimentos com serviços de alimentação coletiva (a exemplo de clínicas; restaurantes comerciais; restaurantes industriais; hotéis; hospitais e etc) serão feitos no local.

Localização estratégica

Edifício Itabuna Trade Center, onde funcionará a delegacia do CRN-5.

A escolha do município de Itabuna para implantação da delegacia baseou-se pujança econômico-financeira da região, com 133 municípios a serem atendidos de forma mais direta, com cinco Instituições de Ensino Superior com curso de Nutrição na macrorregião (Centro de Ensino Superior de Ilhéus – Cesupi Ilhéus; Faculdade de Ciências e Tecnologia – FTC Vitória da Conquista; Faculdade De Ciências e Tecnologia – FTC Itabuna; Universidade Federal da Bahia – UFBA Vitória da Conquista; Faculdade de Guanambi), além de 1.534 registros, entre pessoas físicas, pessoas jurídicas e técnicos em Nutrição e Dietética.

A expectativa com a inauguração da delegacia é que as ocorrências sobre exercício ilegal da profissão diminuam com a ação in-loco do Conselho no acolhimento das demandas dos profissionais, apuração das denúncias recebidas da população e também com ações conjuntas de fiscalização com outros órgãos, a partir de convênios de cooperação que venham a ser firmados.

Simpósio

No dia 3 de junho, a partir das 8h, no Hotel Tarik, em Itabuna, o CRN-5 promove o Simpósio Comunicação Nutrição e Redes Sociais Digitais. O evento tem o objetivo de reunir profissionais e estudantes de Nutrição da região para discutir a conjuntura da mídia nacional, o papel do nutricionista como formador de opinião na área da saúde e o exercício ilegal da profissão na web.

Na oportunidade, vão palestrar os jornalistas Zeca Peixoto, ciberativista e mestre em História Social (UFBA) e sócio da agência NESS Comunicação; e o nutricionista Emerson Palmeira, mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA) e conselheiro-diretor do CRN-5.

Newsletter Powered By : XYZScripts.com