ÚLTIMAS >


Cican inicia programa de suplementação nutricional, coordenado por nutricionista

31 de julho de 2018, Comentários

Os pacientes atendidos no Centro Estadual de Oncologia (Cican) já podem contar com o Programa de Suplementação Nutricional, que fornecerá suplementos nutricionais para os pacientes em tratamento quimioterápico.

O programa foi lançado em julho deste ano e surgiu com o propósito de prover a Terapia Nutricional Oral (TNO) para os pacientes oncológicos objetivando a melhora do estado nutricional e da adesão ao tratamento, através do aumento da resposta imunológica e redução da perda de peso corporal, evitando a progressão para o quadro de caquexia, garantindo assim melhor qualidade de vida para o paciente.

Os benefícios do suplemento nutricional oral incluem o aumento do apetite e ganho de peso através da complementação da oferta energética e proteica diária; a diminuição da toxicidade gastrointestinal e a melhora da capacidade funcional e da imunidade.

Este Programa foi idealizado pela Coordenadora do Serviço de Nutrição do Cican, a nutricionista Daniela Dantas, que definiu os critérios para sua indicação visando a individualidade do paciente, o estado nutricional, o estágio da doença e os efeitos do tratamento.

Os pré-requisitos para participação do Programa são: ser paciente da unidade, estar em tratamento quimioterápico e possuir diagnostico de desnutrição energético-protéica. O paciente será avaliado pela nutricionista, que fará o acompanhamento mensal do mesmo até o completo restabelecimento do estado nutricional.

Fonte: Sesab

Newsletter Powered By : XYZScripts.com