ÚLTIMAS >


CFN emite nota pública sobre amamentação cruzada, citada em novela televisiva

29 de Março de 2018, Comentários

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) lamenta o episódio equivocado da novela O Outro Lado do Paraíso, da Rede Globo, que foi ao ar em 27 de março de 2018.

No capítulo, ocorreu a chamada amamentação cruzada, onde uma personagem foi instruída por um personagem médico a amamentar o bebê de outra mulher. A amamentação referida é perigosa para a saúde tanto do bebê quanto da mãe, pois os expõe a uma série de doenças transmitidas pelo leite materno.

Desde 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde advertem para os riscos comprovados cientificamente dessa prática, que inclui a exposição a doenças como HIV, hepatites B e C, citomegalovírus, herpes simples, caxumba, sífilis, sarampo, rubéola, entre outras.

A maneira adequada de se compartilhar e receber leite materno é através dos Bancos de Leite Humanos. Nestes locais ocorre a devida e meticulosa análise do leite para a identificação de possíveis doenças, e o mesmo é submetido a um processo de pasteurização a fim de que, ao ser disponibilizado para os bebês, esteja completamente saudável e seguro para o consumo. Recomenda-se, em uma situação de dificuldade no aleitamento materno, que um profissional de saúde seja consultado para a devida orientação a respeito dos Bancos de Leite Humano.

Por fim, recomendamos à Rede Globo, como órgão de imprensa de largo alcance, que reconheça sua responsabilidade social na divulgação de informações e faça uma errata a respeito do ocorrido, que coloca em risco a saúde de mulheres e bebês.

Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas

Newsletter Powered By : XYZScripts.com