BATE PAPO


CHAT AO VIVO

30 de março de 2015

18:48
Paloma Poliana
:

Boa noite

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Boa noite Paloma e demais participantes!

18:49
DEIZE
:

BOA NOITE

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Boa noite

18:53
Michelle
:

Boa noite !

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Boa noite!

18:54
Jamile
:

Boa noite! ... testando...

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Boa noite a todos!

19:02
Michelle
:

Boa noite, DCNT podem ser decorrentes da falta de entendimento da população em relação à rotulagem de alimentos?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Michelle, as DCNT tem causas multifatoriais. Acredito que a falta de entendimento com relação aos rótulos pode contribuir para um controle não efetivo da doença e não necessariamente causá-la.

19:02
Carol
:

Drª Flávia. A senhora diz que o cenário atual se caracteriza por brechas na legislação referente à rotulagem de alimentos. Quais são as principais brechas?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Oi Carol! A legislação diz, por exemplo, que não podem constar no rótulo vocábulos que levem o consumidor a erro ou engano com relação à natureza do produto. Mas ao mesmo tempo, algumas informações sobre a identidade do alimento não estão necessariamente definidas em regulamentos técnicos específicos. O pão integral é um exemplo clássico! Não temos mais um regulamento que defina o que é pão integral.Assim, os fabricantes podem variar a composição do produto sem limites pré determinados.

19:04
Monize
:

Boa Noite !

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Agradeço a participação de todos.

19:05
Felipe
:

Drª Flávia, boa noite. Sou nutricionista e quero saber como posso me capacitar formalmente para atuar na área de rotulagem de alimentos.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Oi Felipe! Existem cursos de extensão e pós graduação que tratam do tema, como uma disciplina. Mas aconselho sempre a leitura e consulta constantes à legislação. A Estácio oferece um curso de pós em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos que tem uma disciplina com carga horária de 60 horas. Aqui na Bahia, o Senai também tem um curso em Rotulagem e nos dias 24 e 25 de abril terá um curso pela Atualizenutri.

19:05
DEIZE
:

BOA NOITE

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Acabo de confirmar que o curso sobre rotulagem nutricional nos dias 25 e 26 de abril será realizado no auditório do laboratório Sabin, na Rua das Hortências, 930, Itaigara. Mais detalhes pelo telefone (71) 9120-8959.

19:05
Francyne Lima
:

Boa noite

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Espero que nós, profissionais de saúde, estejamos cada vez mais preparados para elaborar e analisar rótulos e orientar os consumidores a utilizar esta ferramenta tão importante.

19:06
Vanessa Neves
:

Boa noite a todos!

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Foi um grande prazer discutir um pouco sobre este cenário relativo à rotulagem de alimentos.

19:06
Michelle
:

Boa noite!

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Infelizmente, devido à limitação de tempo, não será possível a responder a todas as perguntas, mas acredito que a maioria das dúvidas foram esclarecidas.

19:11
Jaqueline
:

Boa noite!
Como um leigo pode certificar-se de que está adquirindo um bom alimento através da leitura do rótulo?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Jaqueline, você é profissional da área de alimentos?

19:13
Jaqueline
:

Em relação ao pão integral mencionado, como devemos proceder?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Jaqueline, é importante consultar a lista de ingredientes para verificar se a farinha de trigo integral e/ou outros ingredientes integrais aparecem nos primeiros lugares, já que a lista de ingredientes deve ser apresentada em ordem decrescente, ou seja, daquele que está em maior quantidade para o menor.

19:15
DEIZE
:

E QUAL A SOLUÇÃO, NO CASO EM QUE O FABRICANTE MUDE A COMPOSIÇÃO DO PRODUTO?? O QUE ACONTECE COM O FABRICANTE?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Deize, cada fabricante tem uma composição/ receita diferente para seu produto. No entanto, se houver um regulamento técnico que defina seu padrão de identidade e qualidade, a exemplo dos sucos que tem concentração de polpa pré estabelecidos, ele deve respeitá-lo. Caso tomemos conhecimento de alguma irregularidade, precisamos agir, seja alertando o fabricante (se estivermos trabalhando na empresa, por exemplo) seja fazendo uma denúncia ao órgão responsável pela fiscalização (Anvisa, MAPA, Procon).

19:16
Jamile
:

Boa noite Flávia. Está em pauta (novamente) na Câmara o PL sobre a rotulagem dos 'alimentos' transgênicos. Gostaria de trazer para discussão a questão do uso de agrotóxicos, já que hj em dia tanto se fala de alimentos orgânicos. Seria viável que os produtores informassem o tipo de pesticida utilizado e o período de ultima aplicação? (Lembro de ter lido um material que falava que a maioria dos produtos químicos utilizados na agricultura tem um "período de carência", que seria o período entre a ultima aplicação do produto e a colheita do alimento, sem que ocorram 'danos')
E sobre os alimentos orgânicos, seria interessante também explanar sobre quais são as características necessárias para um alimento ser considerado orgânico.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Oi Jamile! Seria excelente que a informação sobre os produtos utilizados na produção primária fosse disponibilizada aos consumidores, mas ainda não temos exigências a respeito. Temos a LEI No 10.831, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências.

19:17
Marize F.Souza
:

Produtos importados, (matéria prima) ou derivados destes seguem uma rotulagem com legislação do Brasil ou de fora? Tem que especificar sua origem?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Oi Marize! Todos os produtos importados, antes de sua comercialização, devem ter as informações exigidas pela legislação brasileira disponibilizadas nos rótulos. Pode ser uma etiqueta, por exemplo.

19:18
Taise
:

Boa noite, esse curso pela atualizenutri vai ser ministado em que local?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Taíde e demais interessados no Curso "Rotulagem Nutricional" que será realizado nos dias 25 e 26/04 em Salvador, solicitem informações através do e-mail contato@atualizenutri.com.br

19:21
Indaiara
:

Boa noite Dr Flávia! Gostaria que destacasse as referências em legislação sanitária sobre rotulagem de alimentos e suas críticas sobre as mesmas.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Indaiara,

A legislação sobre rotulagem é muito abrangente. Existem aspectos muito específicos. Por isso é importante conhecê-la e estudá-la. Sugiro que acesse os dois links a seguir:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/alimentos/!ut/p/c5/rY_JcqNAEES_RR9gddFszZFN7EKgNmq4EMgaYzYhBQiwvt5EzHk0F1feqiryZaIMrboWU1UWY9VfixYxlEm5bqm2IPsAIGk6OJa4l8QoBMsFdEIMhPxYf9-cZ_OMazmC4GnNgxHNgdl6Y60u9J3zqeE61By9Y505A8wLpd43FyhcsotM1SsaQoLNykqlHP4xKvw3SfbiA0L89_7CP0WZnCcWJrZncaunrIFjUnsXwo6PMCD6i11fs_CvslyUVeduO390W9gqvIAJR2RelDhBkgR0oilejMGZDTXJ3RiT_U3OHr1tzmadUa1PjtB-LGl6mm6CqivThYSyCCnhB_xu6371KEjOePXTLXdjGEcW874OZWyeMdPdsrG8pfMVktJ9bg93o70s7r019Vy_lj3TyiIThFGwgLtrUi7q575-wCXFd591QYAfVXTwD-fqLWFv2Gwa5cnJoIUeSyZ1s0F7u-_-oFs3-VK8VuIIX67rHyEE-dU!/?1dmy&urile=wcm%3apath%3a/anvisa+portal/anvisa/inicio/alimentos/publicacao+alimentos/rotulagem+de+alimentos+2

http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/alimentos/!ut/p/c5/rY_LkqJAEEW_xQ_QSqqwKJcIyEOBLkRp2BC0TVSL8uhGHvL1Q8Ssx9l05jJv3JMHJWjeKuuvIntc6yq7o3eU0FQzVUtWDgBAtxrY5tqja-6D6QCK0DvI6bF4NvZ0m4JC4eCenlOoG4Or77zj5I7uiY6u7pL2Nkgqb2Ln3mZmUjXrqf7eC1ulXW_xYbGYWTFN4R-jwn8_SV4kwMd_7y_6Y5Qo6dnEzNqb0typbME2Qmvnw45wDCj8RdfXLPyrLAcl149yNVzKFaw2RMZMYgpZU0mmVEaREw-j0drCULWU183PsDnjfegVcVS1hvMlu0wdiVaNG-rgjkUdySd82kPFXT1fwkTerN4Xxqcf8O2PPKhxpTcbaSjqLhJtVrLU94L8ntrXS_6hhWfQUq0XUStCHZangOnFIxasx4Hm-V0djTx5krfLMTlMRUmyZnnTH-yLl3z28Ky6zFFT9gcazAoSI0JdLP4AVz35-A!!/?1dmy&urile=wcm%3apath%3a/anvisa+portal/anvisa/inicio/alimentos/publicacao+alimentos/regulamentos+tecnicos+por+assunto

19:22
Jaqueline
:

Sou graduanda do primeiro período do curso de nutrição

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Jaqueline, o que acontece é que o consumidor/leigo não conhece a legislação e suas exigências. Por isso, há necessidade de um maior esclarecimento sobre o assunto. A Anvisa disponibiliza um material para orientar o consumidor, mas poucos têm conhecimento disso. Este material está disponível neste link:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/662e6700474587f39179d53fbc4c6735/manual_consumidor.pdf?MOD=AJPERES

Há, além do manual, um guia de bolso, que pode ser conferido neste outro link:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/ff67d5004745965d9e29de3fbc4c6735/guia_bolso.pdf?MOD=AJPERES

19:23
Michelle
:

O senai de Ilhéus também disponibilizará esse curso?! quero me informar porque meu TCC é sobre rotulagem dos alimentos.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Michelle, não tenho esta informação. Sugiro entrar em contato com o Senai.

19:27
Sabrina
:

Dra. Flávia Leis, o que você acredita ser a solução ou qual(is) caminhos seguir para que, de fato, a rotulagem de alimentos promova a alimentação saudável? Poderia exemplificar com um alimento ou categoria de alimento, por favor.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Sabrina, a solução se caracteriza por um conjunto de ações. Cumprimento à legislação pelos fabricantes; intensificação da fiscalização e conscientização e entendimento por parte do consumidor. As políticas públicas e programas oficiais prevêm o processo de educação para o consumo, mas na prática isso infelizmente não ocorre.
Um bom exemplo pode ser os alimentos para fins especiais, produzidos especialmente para pessoas com necessidades metabólicas específicas, como os diabéticos. Se a rotulagem for bem elaborada, os diabéticos poderão se beneficiar desses alimentos.

19:29
Laura
:

Boa noite, sou nutricionista e gostaria de fazer cursos sobre rotulagem de alimentos, aqui em Aracaju no momento não tem esse curso, gastaria de saber se existe algum curso que eu possar fazer online?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Oi, Laura. O mesmo curso que será oferecido em Salvador em abril pela AtualizeNutri vai acontecer em Aracaju-SE, se houver demanda. As inscrições estão abertas. Saiba mais através deste e-mail: contao@atualizenutri.com.br

19:34
Laura
:

Obrigada

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Até breve!

19:41
Michelle
:

Essas politicas publicas seria o PNAN?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Michelle, além da PNAN, existe o Guia Alimentar da População Brasileira e todo o arcabouço legal sobre rotulagem.

19:46
Cecília Rios
:

Boa noite Dra. O que vem observando nos rótulos nutricionais quanto ao cumprimento da RDC 54, sobre informação nutricional complementar? Obrigada.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Cecília, infelizmente muito descumprimento!! Os critérios quantitativos, bem como os termos autorizados para utilização, não estão sendo atendidos. Um exemplo é a alegação "zero lactose". A RDC 54 proíbe a alegação de açúcares específicos. As alegações sobre lactose devem ser tratadas pelas legislações sobre Alimentos para fins especiais (Portaria 29 de 1998). Existe um documento da Anvisa que esclarece algumas dúvidas sobre a RDC 54, disponível no link:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/5da9f300400ab8a0a735e76d6e8afaaa/Perguntas_e_Respostas_sobre_Informacao_Nutricional_Complementar.pdf?MOD=AJPERES

19:49
Cecília Rios
:

Na sua opinião, quais são os pontos mais importantes que o consumidor deve observar nos rótulos, que o auxilie da tomada de decisão da compra?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Cecília, todo consumidor deve saber em primeiro lugar se o produto atende às suas necessidades de saúde e identificar no rótulo se há alguma substância que pode comprometê-la. Além da lista de ingredientes anteriormente, é importante atentar para para a denominação de venda do produto (Exemplo: bebida láctea UHT, que é diferente de leite), para identificar o que ele está comprando.

19:59
Marize F.Souza
:

Obrigado! Boa Noite!

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Boa noite!

20:00
Vanessa Neves
:

Boa noite Dra, em relação a informação nutricional no rótulo, quais nutrientes devem ser indicados? E o que deve ser considerado para cada produto?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Vanessa, a RDC 360 de 2003 torna obrigatória a declaração de, nesta ordem, valor energético, carboidratos, proteína, gordura total, gordura saturada, gordura trans, fibra alimentar e sódio por porção. Alguns regulamentos técnicos específicos podem exigir a declaração de outros nutrientes, como, por exemplo, é o caso das fórmulas infantis. Por isso, é importante consultar os regulamentos técnicos específicos por categoria de produto.

20:04
Sabrina
:

Dra. Flávia Leis, obrigada pelas respostas e colaboração! Você poderia nos dar um ou mais exemplos de onde ocorre promoção da alimentação saudável através da rotulagem de alimentos? Porque ainda vemos propagandas do tipo "energia que dá gosto" (=açúcar em excesso), associação de 'diet' à saudável (excesso de adulcorantes não é sinônimo de saúde), assim como todos os produtos à base de soja 'são mais saudáveis' que os demais (sucos de caixinha levam açúcar em demasiado, fora o fato de que produtos industrializados, em geral, possuem uma quantidade muito grande de aditivos químicos).

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Sabrina, a proposta da rotulagem de alimentos é justamente contribuir para a promoção da alimentação saudável. No entanto, pelo descumprimento à legislação, pouca fiscalização e desconhecimento do consumidor, ainda vemos irregularidades como as que você citou. Vale ressaltar que existem rótulos que cumprem bem o seu papel, seguindo a proposição da legislação. Vale destacar que o fator mais importante é o conhecimento do consumidor, que precisa saber o que está lendo para fazer boas escolhas.

20:09
Taise
:

Boa noite! a informação nutricional no rótulo,os nutrientes indicados qual a porção indicada do sódio por alimento?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Taise, Não há definição de valores máximos por porção de alimento. Deve ser declarada a quantidade em miligramas e o percentual de valor diário (2400 mg). O consumidor é quem deve administrar esta quantidade. Temos uma campanha para redução de teores de sódio nos alimentos fruto de um acordo entre as indústrias e o Ministério da Saúde.

20:09
Rúbia
:

Boa noite, para uma empresa que fornece refeições balanceadas a clientes que procuram alimentar-se bem no trabalho ou na rua com entrega pela manhã de todas as refeições do dia, portanto não sao refeições congeladas, são alimentos frescos, preparados naquele dia/madrugada e entregues já porcionados... nesse caso ha necessidade de rotulagem de alimentos segundo a RDC 360? há alguma particularidade para esse tipo de alimento?
Obrigada

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Rúbia, a RDC 360/2003 não se aplica aos alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo. Contudo, por uma demanda dos consumidores, algumas empresas podem fornecer esta informação, por opção.

20:14
Rúbia
:

Obrigada pelo esclarecimento. Então a tabela de informações nutricionais não é obrigatoria nesses casos? e caso a empresa deseje faze-la, pode-se usar tal RDC?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Rúbia, se a empresa optar por fornecer as informações nutricionais, deve seguir a legislação vigente (RDC 359/360).

20:17
Marília Pinheiro
:

Boa noite Dra Flavia algumas categorias de produtos tem sua propria RDC a exemplo dos shakes, que na mesma tem sua tabela de IDR. Nesse caso para calcular a informação nutricional devemos nos basear nessa tabela ou na 360/2003?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Oi Marilia!
Temos o Informe Técnico nº. 36, de 27 de junho de 2008 que apresenta as Orientações sobre a declaração da informação nutricional em alimentos para fins especiais e outras categorias específicas.

20:20
Rúbia
:

Muito obrigada pela atenção.

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

De nada, Rúbia. Foi um prazer colaborar!

20:24
Marília Pinheiro
:

Obrigada!

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

De nada!

20:25
Cecília Rios
:

Dra, tenho visto a alegação nutricional "fit" para alguns produtos, a exemplo do açúcar. Isto é legal?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

O termo "fit" não está previsto na legislação. Precisamos nos posicionar enquanto consumidores junto aos órgãos de fiscalização, principalmente nos casos em que o termo vem acompanhado da imagem de uma fita métrica.

20:30
Thalita
:

Flávia, na produção de sorvetes deve ter pasteurização quando eles são a base de leite. E quando não tem leite na base e sim, por exemplo no acrescimo de doce de leite cozido ?

Nutricionista Drª Flávia Leis
:

Thalita, sugiro que consulte o regulamento técnico específico, mas acredito que por ser doce de leite cozido, não haveria necessidade de pasteurização. Isso vai depender dos demais componentes da receita.

 

 

Newsletter Powered By : XYZScripts.com