ÚLTIMAS >


Anvisa discute regulação de resíduos veterinários em alimentos

1 de novembro de 2018, Comentários

A área de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com diversos segmentos da sociedade, no último dia 25, em Brasília, para discutir o processo regulatório dos limites máximos de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal. Estiveram presentes no encontro órgãos do governo, setor produtivo, universidades e sociedade civil.

Os trabalhos realizados pela agência sobre o processo regulatório estão em fase de identificação de problemas e análise de alternativas regulatórias, bem como de avaliação de seus respectivos impactos. Durante o encontro foram apresentados aos participantes os resultados dos trabalhos já realizados pela área técnica. A atividade também teve o objetivo de colher dados e percepções que auxiliem no processo de análise do impacto regulatório.

PRODUTOS VETERINÁRIOS

Os produtos veterinários são utilizados para o tratamento, controle e a prevenção de doenças, assim como para a promoção do crescimento de animais produtores de alimentos. O uso desses produtos pode resultar em resíduos nos alimentos de origem animal, como a carne, o leite e os ovos, o que pode trazer danos à saúde humana. Assim, torna-se indispensável que essas substâncias sejam submetidas à avaliação de risco, procedimento que visa estabelecer a probabilidade de aparecimento de efeitos adversos e sua magnitude, a partir da análise de estudos toxicológicos.

Fonte: Anvisa, com informações do Consea.

Newsletter Powered By : XYZScripts.com