ÚLTIMAS >


Aberta etapa das conferências municipais de saúde

10 de janeiro de 2019, Comentários

Nutricionistas devem marcar presença nos eventos e buscar vaga como delegados regionais de seus municípios.

Está aberta até o dia 15 de abril a etapa de realização das conferências municipais de saúde, que antecedem as conferências estaduais e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 04 a 07 de agosto de 2019.

As conferências municipais de saúde definem os representantes de profissionais de saúde, gestores, sociedade civil organizada e usuários nas conferências estaduais que, por sua vez, definem os delegados estaduais para a grande Conferência Nacional, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

REPRESENTATIVIDADE

A participação dos nutricionistas nas conferências municipais são de extrema importância, ja que as propostas específicas da categoria serão analisadas e a chance de representação dos profissionais nos eventos estaduais e nacional cresce, à medida em que estivermos inseridos no debate em torno da melhoria do serviço público de saúde em nossa área (alimentação e nutrição).

Para participar, os nutricionistas devem procurar as secretarias de Saúde do seu respectivo município e os conselhos municipais de saúde, observar o regimento do evento e se apropriar das propostas defendidas pela categoria, que serão divulgadas em nosso site e redes sociais durante o período.

RESGATE HISTÓRICO

Este ano, a 16ª edição é chamada de “8+8”, como proposta temática de resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.