O cronograma de visitas fiscais do Projeto “CRN-5 Itinerante – Bahia”, executado pela fiscal Tatiana Rolando dos Santos e coordenado pela Nutricionista Mariluze Bahia, está definido para os meses de agosto a dezembro deste ano. Todos os esforços serão feitos para que o mesmo seja cumprido à risca. Confira abaixo as datas já confirmadas de cada visita:

 

LOCAL DATA
Cruz das Almas 04 a 08 de agosto
Vitória da Conquista 18 a 22 de agosto
Guanambi 01 a 05 de setembro
Juazeiro 03 a 7 de novembro
Itabuna 17 a 21 de novembro

 

Compartilhe:

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (Bahia e Sergipe) iniciou em abril o Projeto “Fiscalização do cumprimento das atribuições do Nutricionista da Alimentação Escolar – Gestor Público em Sergipe”. A meta é fiscalizar até dezembro deste ano todos os 75 municípios de cada microrregião do Estado. A fiscal Diva Moniz é a executora do Projeto no Estado.

Os objetivos do Projeto, coordenado pela Nutricionista Mariluze Bahia, são: identificar o status da proteção da saúde dos escolares atendidos pelo PNAE, considerando o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); verificar a presença do nutricionista Responsável Técnico e/ou Quadro Técnico; verificar o cadastramento do Município junto ao Conselho Regional e o cumprimento das atribuições do nutricionista; informar ao Ministério Público (MP) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as irregularidades apontadas; orientar gestores no cumprimento das ações do programa; orientar nutricionistas sobre sua atuação profissional; elaborar relatório técnico para apresentação ao MP e ao CFN e elaborar artigo científico para publicação.

A execução será dividida em duas fases. A primeira fase corresponde ao levantamento de dados pela fiscalização, onde deverão ser visitados todos os municípios da amostra segundo o cronograma abaixo. A segunda fase corresponde à tabulação dos dados obtidos, elaboração do relatório técnico sobre o cumprimento das atribuições do nutricionista no PNAE, e envio do relatório ao Conselho Federal de Nutricionistas e ao Ministério Público.

Cronograma

 

 

MICRORREGIÃO MUNICÍPIOS Período
Tobias Barreto Tobias BarretoPoço Verde* Simão Dias (Agreste de Lagarto) 31/03/2014 a 04/04/2014
Sergipana do Sertão do São Francisco Canindé de São FranciscoPoço RedondoPorto da FolhaMonte Alegre de Sergipe

 

Feira Nova

Gararu

Graccho Cardoso

Itabi

Nossa Senhora da Glória

22 a 25/04/2014 

 

05/a 09/05/2014

Agreste de Itabaiana ItabaianaAreia BrancaCampo do BritoMoita Bonita

Malhador

31/06/2014 a 04/07/2014
Agreste de Lagarto LagartoRiachão do Dantas* Macambira (Agreste de Itabaiana)* São Domingos (Agreste de Itabaiana) 14 a 18/07/2014
Aracaju AracajuNossa Senhora do SocorroSão CristovãoBarra dos Coqueiros De acordo a disponibilidade da Fiscal
Baixo Cotinguiba Santo Amaro da BrotasLaranjareirasMaruimRosário do Catete

General Mainard

Carmopólis

28/07/2014 a 1/08/2014 

 

Boquim PedrinhasSalgadoBoquimArauá

 

Itabaianinha

Umbauba

Tomar do Geru

Cristinapolis

25 a 29/08/2014
Carira CariraPinhãoPedra Mole 

Frei Paulo

Ribeiropolis

Nossa Senhora Aparecida

08 a 12/09/2014 

 

 

Cotinguiba/Japaratuba CapelaSiririDivina PastoraSanta Rosa Lima 06 a 10/10/2014
PirambuJaparatubaJaboatãPacatuba
Estância IdiarobaSanta Luzia do ItanhiEstânciaItaporanga D’ajuda 20 a 24/10/2014
Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora das DoresCumbeAquidabãMalhada dos Bois

Muribeca

Amparo de São Francisco

Canhoba

Nossa Senhora de Lourdes

10 a 14 /11/2014
Propriá Brejo GrandeIlha da FloresNeopólisSantana do São Francisco

Propriá

São Francisco

Cedro de São João

Telha

 

01 a 05/12/2014 

 

 

 


Projeto na Bahia

Na Bahia, projeto semelhante foi realizado em 2013. Naquele Estado, foram fiscalizados 182 municípios (45% do total). Durante a execução, verificou-se que 120 gestores não declararam a existência de um Responsável Técnico pela Alimentação Escolar ao CRN-5. “Nenhum município apresentou quantidade suficiente de nutricionistas habilitados, para garantia da contínua assistência alimentar e nutricional, conforme parâmetros exigidos pela Resolução CFN nº 465/2010. Este problema é muito sério e preocupante”, destacou a Coordenadora da Unidade de Fiscalização do CRN-5, Mariluze de Pinho Bahia.

Após a conclusão do Relatório, os resultados do Projeto da Fiscalização do CRN-5 apontam para o comprometimento do cumprimento das atribuições privativas e obrigatórias do Nutricionista. Este fato está relacionado com à ausência do nutricionista responsável técnico pelo PNAE, ausência de quadro técnico ou de seu número reduzido de nutricionistas ou, ainda, com a carga horária insuficiente do Responsável Técnico (RT). “Qualquer um desses fatores compromete o objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), causa um grande prejuízo ao exercício profissional do Nutricionista e viagra interfere na realização das atividades complementares e dos procedimentos para controle de qualidade, nos quais foi verificada uma alta incidência de comprometimento das atividades”, destaca Mariluze.

Durante a execução do Projeto na Bahia, foram lavrados 381 documentos para Pessoas Físicas e Jurídicas, entre Termos de Visita, Termos de Notificação e Autos de Infração, com diversas solicitações. Dos documentos lavrados, 283 possuíam prazo para regularização, e destes, 99 não foram atendidos e seguiram curso para Processo de Infração, conforme Resolução CFN nº 511/2012. Todos os roteiros de visitas aplicados foram encaminhados aos respectivos municípios e os nutricionistas foram orientados aos cumprimentos de suas atribuições, conforme papel orientador do CRN-5.

 

Compartilhe:

O prazo para envio de justificativas de ausência de voto na última eleição do CRN-5 foi encerrado no dia 21 de julho. A partir de agora, a Comissão Eleitoral analisará justificativas recebidas e, em breve, enviará e-mail com a decisão. A multa será emitida para aqueles que não enviaram justificativa dentro prazo e para aqueles cuja justificativa não for aceita pela Comissão.

 

Compartilhe:

A interação entre Técnicos em Nutrição e Dietética (TNDs), estudantes do Curso Técnico e Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (Bahia e Sergipe) marcou o Ciclo de Palestras promovido pelo CRN-5 no dia 21 de Julho, na Faculdade Área 1, em Salvador, durante comemoração ao Dia do TND (27 de Junho).  Além da apresentação das palestras e do coquetel de congraçamento da categoria, previstos na programação, conselheiros, fiscal e outros funcionários da autarquia tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas do público, além de incentivar os TNDs a lutarem pelo fortalecimento e valorização profissional através da criação de um sindicato próprio, ainda inexistente na Bahia. Os conselheiros Rita de Cássia Ferreira (CRN-5/ 1887), Carlene Brito (CRN-5/1157), Emerson Palmeira (CRN-5/1776), Márcia Magalhães (CRN-5/1513) e Flávia Martins (CRN-5/1225) prestigiaram o evento.

Atuação em Restaurantes

Após breve abertura feita pela Diretora do CRN-5, Rita de Cássia Ferreira, a Nutricionista e Professora Margaret Mendes (CRN-5/3222) ministrou a palestra “Atuação do Técnico no apoio às consultorias para restaurantes”. Em sua abordagem, ela destacou que os Técnicos em Nutrição precisam conhecer bem certos documentos, tais como a Lei nº 5.504/99, que institui o código de saúde do município de Salvador, e o Alvará Sanitário.  “Este é necessário para o pleno funcionamento legal do estabelecimento de alimentação e nutrição, além de ser exigido nos processos licitatórios, empréstimos bancários e, sobretudo, para garantir a segurança do cliente”, destacou.

Margaret pontuou que além de atentar para documentos obrigatórios, Técnicos que atuam em restaurantes devem auxiliar os Nutricionistas na garantia da desinsetização (controle a acompanhamento do serviço); limpeza do reservatório de água pelo menos a cada seis meses (RDC 216/64); análise regular da água utilizada para consumo humano; Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);inspeção sanitária (estrutural e operacional); seleção de fornecedores; Manual de Boas Práticas a POP’s. “Lembrando que estes Manuais só podem ser elaborados pelo Nutricionista, mas este poderá contar com o importante apoio do Técnico tanto na sua elaboração quanto no acompanhamento do cumprimento das exigências apresentadas no Manual”, disse.

Atuação na Nutrição Clínica

“Competências do TND na área Clínica” foi o tema apresentado pela segunda palestrante, Nutricionista Cleide Rodrigues (CRN-5/3240). Após lembrar as diferenças entre Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética, a professora falou sobre as competências dos TNDs apresentadas na Resolução CFN nº 312/2003 e, em seguida, destacou as diferentes formas de atuação deste profissional especialmente na nutrição clínica.

“Para colaborar com o Nutricionista nesta área, o TND precisa saber utilizar bem alguns instrumentos: balança, fita inelástica, adipômetro e formulários (anamnese, inquéritos alimentares, dentre outros). Se ele estiver preparado para ministrar palestras para o público na sala de espera, por exemplo, melhor ainda. Será um diferencial importante”, frisou. Conhecer medidas antropométricas, equipamentos e técnicas de pesagem também é fundamental. Antes de parabenizar os TNDs pelo seu Dia e finalizar sua apresentação, Cleide Rodrigues deixou uma mensagem sobre sucesso para o público.

Ética na Profissão

Na última etapa do Ciclo de Palestras promovido pelo CRN-5 o Técnico em Nutrição e Dietética e Bacharel em Direito, Joel Santana (T-0367), Assistente Administrativo do CRN-5, falou sobre o “Perfil traçado pelo Código de Ética do TND”. Após traduzir termos jurídicos para facilitar a compreensão do público, o palestrante comentou alguns dos principais artigos do Código de Ética, contextualizando-os para a realidade vivenciada pelos TNDs. “Nós, Técnicos, temos a obrigação de não apenas conhecer bem a legislação relacionada à nossa profissão, como devemos, continuamente, atualizar nossos conhecimentos”, incentivou.

Joel Santana destacou que, conforme o Código de Ética da Profissão, todo Técnico em Nutrição deve estar preparado para “opinar em assuntos básicos de alimentação e nutrição (…)”, “(…) poderá participar de pesquisas relacionadas à sua área de atuação”, além de “(…) divulgar e propagar os conhecimentos básicos de alimentação e nutrição, prestando esclarecimentos com finalidade educativa e de interesse social”.

Ainda incentivando seus pares a ampliar a busca pelo conhecimento, Joel Santana falou-lhes sobre a necessidade de “pautarem sua atuação profissional na análise crítica da realidade política, social e econômica do país”. Embora o destaque da última palestra tenha sido para o perfil “difusor de conhecimento” apresentado no Código de Ética do TND, outros perfis também foram expostos pelo TND: honestidade, gentileza, prudência, respeito e justiça. “Além de trabalhar pautados nesses valores, devemos colaborar com a fiscalização da profissão e inspirar confiança se quisermos ampliar nossa visibilidade profissional e ter o reconhecimento do mercado de trabalho”, finalizou.

Compartilhe:

Entre 16 e 19 de setembro, o Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará  promoverá o III Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS III). O evento, que será realizado no Hotel Mareiro, em Fortaleza, tem como objetivos:

a) Promover discussões e ações que permitam aos pesquisadores e profissionais das Áreas de Ciência da informação, Saúde, Direito, Informática, Gestão e demais interessados, conhecer e se apropriar das tecnologias eletrônicas e digitais de informação e de comunicação no âmbito da documentação clínica e sanitária visando à produção, à organização e à representação do conhecimento;

b) Oportunizar capacitação sobre a gestão arquivística do SAME visando assegurar a preservação da memória e do patrimônio informacional referente à saúde;

c) Oferecer oportunidades e mecanismos de capacitação para que os participantes conheçam o processo de tratamento, padronização, organização, disseminação, acesso e recuperação da informação, levando em consideração o ordenamento jurídico relativo a dados e informações sensíveis;

d) Compartilhar experiências no contexto do sistema de saúde pública, com vistas a facilitar o diálogo buscando favorecer a promoção da saúde coletiva.

Entre as temáticas que serão abordadas no evento, destacam-se: recuperação da informação sanitária, prontuários do paciente, monitoramento e assistência à saúde, redes  sociais e promoção da saúde, informação sanitária e tecnologia de nuvens, gestão de arquivos na saúde e interdisciplinaridade. Mais informações podem ser obtidas no site www.sinforgeds.com ou através dos e-mails:  sinforgeds3@gmail.com ou secretaria@sinforgeds.com

Compartilhe:

Os conselheiros da nova gestão do CRN-5 (Triênio 2014-2017) promoveram no último sábado, 12 de Julho, a 1ª Plenária Ampliada, com participação de Assessores e Funcionários. Na ocasião, foram empossados quatro conselheiros que estiveram ausentes no Dia da Posse Oficial, realizada em 11 de junho. Foram eles: Emerson Ornelas Palmeira (conselheiro efetivo), Rosemary Lima Barreto (suplente), Joceli Sousa Santos (suplente) e Noelia Fonseca Caires (suplente). Em seguida, conselheiros, funcionários e assessores se apresentarem uns aos outros, explicitando a função e o trabalho desempenhado por cada um. “Foi muito proveitosa esta interação”, declarou a presidente do CRN-5, Valquiria Agatte.

Compartilhe:

Entre março e abril deste ano, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou para teste em laboratório 291 alimentos industrializados de 90 marcas, a fim de identificar o teor de sódio presente. Foram selecionados produtos de todas as categorias de alimentos incluídas nos acordos voluntários para redução de sódio firmados entre a indústria e o Ministério da Saúde.

Os resultados mostraram que alguns alimentos podem ter mais sódio do que o informado no rótulo. O Instituto identificou que 27 deles apresentam variação de mais de 20%, para mais ou para menos, desse nutriente. A diferença descumpre a Resolução n° 360/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece regras para a rotulagem nutricional e dá essa margem de tolerância.

Para prevenir doenças causadas pelo consumo excessivo de sódio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão diária do nutriente não passe de 2 gramas (g). Contudo, os brasileiros passam longe dessa meta: em média, o consumo é maior que o dobro da quantidade recomendada, cerca 4,46 g por dia.

Esse descompasso vem se agravando nos últimos anos pelo aumento do consumo de alimentos industrializados no país. Não é difícil encontrar produtos processados que, em uma porção individual, tenham quase tanto ou até mais sódio do que a quantidade máxima preconizada pela OMS para um dia inteiro. Basta olhar a informação da tabela nutricional de produtos que frequentemente levamos à mesa para confirmar isso.

Clique aqui para conferir os resultados do teste

Fonte: Revista Idec

Compartilhe:

O CRN-5 convida Nutricionistas com título de Mestre, Mestrandos e Especialistas atuantes na área da docência em Nutrição para serem membros da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos para o Prêmio Drª Angeolina Rossi.

A Premiação, lançada durante o Bem Viver Nutrição 2012, tem como objetivo valorizar os Nutricionistas e estudantes de nutrição que apresentarem o melhor trabalho científico sobre temáticas ligadas à Alimentação e Nutrição, nas diferentes áreas de atuação do Nutricionista.

Os interessados em colaborar com o CRN-5 nesta importante ação devem enviar um mini currículo para o e-mail assessoriatecnica@crn5.org.br

A entrega da 2ª edição do Prêmio se dará durante o Bem Viver Nutrição 2014, evento comemorativo ao Dia do Nutricionista, a ser promovido em agosto.

Contamos com seu apoio! Para saber mais detalhes sobre o Prêmio, acesse: www.crn5.org.br

Compartilhe:

Embora existam centenas de árvores frutíferas que são nativas do Brasil – mais de 300 espécies já foram catalogadas – vale a pena lembrar que as frutas que lideram o ranking de consumo no país foram aclimatadas pelos colonizadores e imigrantes europeus. Laranja (a mais consumida no território nacional), maçã, melão, pêra, limão, uva, manga são exemplos de frutas trazidas da África, Ásia, Europa que ganharam a preferência dos brasileiros.

Ora! Mas não somos o país da diversidade?! Ocorre que, ao longo dos séculos, as espécies nativas foram pouco exploradas comercialmente e o potencial de consumo de tantas frutas acabou ficando em segundo plano e, muitas vezes, restrito aos biomas onde predominam. Entre as nativas, existem algumas exceções como o abacaxi, goiaba, maracujá e caju que são amplamente cultivadas e sempre estiveram presentes na alimentação dos brasileiros.

Mas com certeza isso é muito pouco diante da diversidade da nossa flora. Ao sairmos dos grandes centros urbanos em direção ao interior podemos identificar que o repertório de frutas das comunidades é rico e diversificado. Espécies como araticum, bacuri, buriti, cagaita, cambuci, ingá, jatobá, mangaba, murici, pupunha fazem parte do dia a dia e dos cardápios locais, seja no consumo in natura ou processado em polpas, doces, geleias, sorvetes e compotas.

Em escala comercial, plantamos e colhemos as mesmas frutas que os outros países. Vale lembrar que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e Índia. Nesse universo, apenas cinco frutas (banana, melancia, maçã, laranja e uva) respondem por 60% da produção mundial. Por aqui, laranja, banana e abacaxi totalizam 67% da produção nacional. Melancia, coco, mamão, uva, maçã, manga e limão completam a lista das dez frutas mais produzidas no país e representam cerca de 92% do volume nacional.

De modo geral, faltam incentivos e pesquisas que promovam a diversidade e valorizem as características culturais e alimentares das diversas regiões do país. Ao analisarmos a cadeia produtiva das frutíferas nativas podemos identificar uma série de limitações que vão do manejo à distribuição. Nos supermercados, é mais fácil (e barato) encontrar pitaya e physalis – frutas que nunca fizeram parte dos hábitos alimentares dos brasileiros – que graviola, cacau, umbu. Aqui na capital federal, o pequi (ouro do Cerrado) só é comercializado nas feiras populares ou empórios gourmets. Nas gôndolas das grandes redes de varejo, sobram blueberries, blackberries e raspberries importadas do Chile, Colômbia, México mas faltam pitangas, jabuticabas e amoras pretas do Brasil.

Muitos podem não lembrar mas o kiwi, originário da China, conquistou consumidores brasileiros anunciando uma concentração de vitamina C bem maior que a da laranja. Segundo a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp), o teor de vitamina C dessas frutas é de 70,8 mg por 100 gramas de polpa de kiwi e de 50,3 miligramas por polpa de laranja pêra. No entanto, logo ali – na Amazônia – temos o camu-camu, fruta nativa recordista em vitamina C em todo o mundo (a concentração média é de 2.880mg para 100g de polpa de camu-camu), que hoje tem destino certo em diversos países da Europa e Ásia.

Por sorte, o cenário começou a mudar e nossas frutas ganharam o olhar atento dos chefs de cozinha, pesquisadores e consumidores conscientes. O caminho ainda é longo e as cadeias produtivas precisam ser fortalecidas e incentivadas. Quem sabe um dia possamos comprar jatobá, abiú e murici sem pagar preço de produtos importados. Por enquanto, podemos ficar felizes só de encontrá-las nos mercados.

 Autor/Fonte: Ideias na Mesa

 

Compartilhe:

Em comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, celebrado em 27 de junho, o Conselho Regional de Nutricionistas promoverá, no dia 21 de julho, um ciclo de palestras com o tema central “Competências  e Atuações do TND nas áreas Clínica e Alimentação Coletiva”. O evento será realizado no Auditório do 2º subsolo da Faculdade Área 1 (Av. Paralela, 3172, próximo ao Hipermercado Extra), das 16 às 19 horas. Além dos Técnicos registrados no CRN-5, estudantes de cursos de formação de TND que se inscreveram gratuitamente até o dia 16 de julho também participarão do evento.

A primeira palestra, “Atuação do Técnico no apoio às consultorias para restaurantes comerciais”, será ministrada pela Nutricionista Margaret Ribeiro Mendes (CRN-5/3222). Já o tema “Competências do TND na área Clínica” será abordado pela Nutricionista Cleide dos Santos Rodrigues (CRN-5/3240). Para abordar o “Perfil traçado pelo Código de Ética do TND”, o CRN-5 convidou o  Técnico em Nutrição e Dietética Joel Santana, que também é bacharel em Direito.

Inscrições

As inscrições estão encerradas (vagas limitadas). A confirmação das inscrições para quem enviou os dados até o dia 16 de julho será enviada por e-mail até o dia 18.

 

Programação detalhada

 

16:00h às 16:30h – Acolhimento e acomodação

16:30h às 17:10h – Palestra “Atuação do Técnico no apoio às consultorias para restaurantes comerciais”

Nut. Margaret Ribeiro Mendes (CRN-5/3222)
17:10h às 17:20h – Perguntas e debate

17:20h às 18:00h – Palestra “Competências do TND na área Clínica” (A DEFINIR COM A PALESTRANTE)

Nut. Cleide dos Santos Rodrigues (CRN-5/3240)
18:00h às 18:10h – Perguntas e debate

18:10h às 18:50h – Palestra “Perfil traçado pelo Código de Ética do TND”

Téc. Joel Santana (Aux. Adm. do CRN-5)
18:50h às 19:00h – Perguntas e debate

19:00h – Coquetel de Encerramento

Compartilhe:



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mix parlay skybet88 slot bonus new member skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88